Ação integrada na terça-feira,20, contou com reforço aéreo de BH - Foto: Divulgação
As polícias Civil e Militar realizaram na tarde da última terça-feira, 20, mais uma ação conjunta como parte da Operação Natalina Integrada, que teve início no dia 30 de novembro. Durante a mobilização foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão que levaram à prisão de quatro pessoas em flagrante.
No Tijuco foram recolhidas três pedras de crack e uma bucha de maconha, além de duas balanças de precisão, dinheiro, uma faca e embalagens plásticas. De acordo com o comandante do 38º Batalhão de Polícia Militar (38º BPM) em São João del-Rei, tenente-coronel Alan Elias da Silva, o principal objetivo foi o combate ao tráfico de drogas e a localização de armas de fogo. Ele explicou que tanto essa operação quanto a que resultou na apreensão de drogas em Santa Cruz de Minas, no último sábado, 17 (leia abaixo) foram possíveis através de investigações da Polícia Civil e contatos pelo Disque-Denúncia.
A operação do dia 20 teve o apoio do Batalhão de Radiopatrulhamento Aéreo de Belo Horizonte, que participou das buscas com um helicóptero e três pilotos. A Polícia Militar disponibilizou ainda 17 viaturas e 105 policiais para atuarem nas ações, sendo que 60 vieram de Barbacena. Já a Polícia Civil contou com um efetivo de dois delegados, 15 agentes e cinco viaturas de apoio. O delegado Marcos Cardoso Atalla afirmou que as operações irão continuar. “A integração está confirmada e sempre estaremos juntos com a PM em face das investigações e das denúncias da população. A gente vai, na medida do possível, tentar minimizar a criminalidade aqui na cidade”, disse.
Ação integrada na terça-feira,20, contou com reforço aéreo de BH - Foto: Divulgação
Blitzen
Além do cumprimento de mandados de busca e apreensão, a polícia desencadeou outras ações na cidade. Uma delas foi a realização de blitzen de trânsito em vários pontos estratégicos de acesso a São João. Ao todo, 285 veículos foram fiscalizados e 316 pessoas foram abordadas. Nesse trabalho, oito autos de infração de trânsito foram confeccionados, nove veículos foram retidos e quatro boletins de ocorrência registrados.
Com o reforço aéreo, os agentes realizaram ainda batidas de inspeção nos bairros com maior incidência de criminalidade. Ainda como parte da Operação Natalina Integrada, nos locais de maior fluxo das áreas comerciais e periféricas, o efetivo policial foi reforçado para promover a segurança dos comerciantes e da população durante o período de compras no fim de ano. “A operação vai se estender a todo o período natalino e de Ano Novo. Nessa época a criminalidade eventualmente aumenta por causa das festas”, esclareceu o delegado Atalla.