Mais de 90 anos de história voltaram a ser expostos no Bairro Muxinga, em São João del-Rei. Trata-se do Presépio da Muxinga, que foi reaberto no dia 10. Após cinco anos de reclusão, a obra ficará exposta permanentemente para visitações aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 17h, gratuitamente.
A representação do nascimento de Cristo, com personagens que se movem, foi restaurada por uma equipe de sete pessoas coordenada por José Imbroisi e está sob a responsabilidade de Maria Aparecida Teixeira, a Cida, filha de Ivo Teixeira Filho que, junto com os irmãos dele José do Carmo Teixeira Guimarães, Sebastião Teixeira da Assunção e Geraldo Teixeira da Assunção construíram a peça.
Restauração
“Com o falecimento dos proprietários, o presépio se perdeu. A família queria resgatá-lo, mas não tinha condições para isso. Em janeiro me ofereci para restaurá-lo e fui autorizado. Pintamos as peças buscando as tintas nos tons originais. Havia muitos pedaços com caruncho e com a madeira deteriorada, que tivemos que trocar. Além disso, todo o mecanismo foi remontado. Tive a felicidade de ter ajudantes muito capazes”, contou Imbroisi.
Segundo ele, a recuperação do presépio durou sete meses. “Trabalhávamos nas horas vagas. Só conseguimos porque houve muita dedicação e carinho pela obra. Parecia um desafio impossível, mas foi como uma coisa divina, uma experiência fabulosa”, disse o responsável pela restauração da peça.
Imbroisi ainda contou que sua motivação foram os valores culturais e religiosos. “Como o presépio é um patrimônio cultural da cidade, tinha que ser resgatado. Todos os anos São João inteira o visitava. Quando eu falava para as pessoas da minha geração que estava resgatando a obra, os olhos brilhavam. Não poderíamos deixar como estava”, comentou.
Para que o símbolo natalino pudesse voltar à ativa, o cômodo onde a peça foi construída originalmente foi reformado. “A casa não tinha condições de recebê-lo e tudo se perderia se ele não estivesse em seu local de origem. Ele não pode e nem deve sair dali, já que é muito frágil. A exposição em outros lugares acabou deteriorando-o”, disse.
Cida contou que a visitação no local tem sido grande. “Para mim esse presépio representa a minha infância. Vivi nessa casa, sempre vendo as pessoas visitando-o, com meu pai e meus tios cuidando dele. Minha família tinha muito medo de que esse presépio acabasse. Graças a Deus conseguimos reativá-lo”, disse.
O presépio fica na Praça José Batista de Souza, no 11, no Bairro Muxinga.
Nono Rela
Quem quiser também pode visitar até a próxima sexta-feira, 6 de janeiro , o Presépio do Nono Rela, que está exposto no Museu de Arte Sacra, próximo à Matriz do Pilar, de segunda a sexta-feira, das 12 às 17h; e no sábado, de 9h às13h.
2 Comments
O PRESÉPIO DA MUXINGA É LINDOOOOOOO
Fiquei muito feliz em saber que o presepio foi restaurado.
Mim lembrou da minha infancia,minha mãe levava eu e meus irmãos
para ver o presepio.Parabens as pessoas que trabalharam para a
reconstituição deste lindo patrimonio da nossa cidade.