Além de aprimorar os serviços em saúde no município, unidade implantou atendimento humanizado com o Protocolo de Manchester - Foto: Gazeta
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São João del-Rei chegou a seis meses de funcionamento no último dia 2 a todo vapor. De julho até agora, mais de 24 mil pessoas foram atendidas pela unidade, o que significa que pelo menos 135 pacientes passaram diariamente pela instituição. Além disso, mais de 5 mil exames laboratoriais e de raio-X foram realizados mensalmente.
Além de aprimorar os serviços em saúde no município, unidade implantou atendimento humanizado com o Protocolo de Manchester - Foto: Gazeta
A entidade é resultado de convênio entre a administração municipal e o Governo do Estado por meio da Secretária de Estado de Saúde, implantada com o objetivo de reorganizar a rede de urgência e centralizar o atendimento médico local.
“A abertura da UPA tornou-se um dos grandes marcos da saúde no ano de 2011. Os cidadãos passaram a contar com uma estrutura de atendimento em que se busca a melhor solução para seus problemas de saúde, seja a internação hospitalar ou o encaminhamento para a rede de atenção básica”, disse o secretário municipal da pasta, José Marcos Ferreira.
A UPA é gerenciada pela Fundação de Apoio ao Hospital Universitário de Juiz de Fora (FHU), que garantiu a administração da unidade através de processo licitatório.
Estrutura
Classificada como Unidade II, a UPA são-joanense oferece serviços especializados em medicina adulta e infantil, além de realizar exames de urgência e procedimentos básicos como vacinação, nebolização e curativos. O espaço demandou R$4,2 milhões aplicados em sua construção e instalação, sendo R$3 milhões destinados às obras e R$1,2 milhão utilizado na compra de equipamentos.
De acordo com o supervisor da UPA, Fábio Corrêa Pompeu, a instituição tem equipe de 105 funcionários, dentre eles 28 médicos, oferecendo plantão 24 horas em escala de quatro profissionais por turno. A equipe conta ainda com nove enfermeiros, auxiliares de farmácia, técnicos e outros.
Atendimento
Uma das mudanças implantadas pela UPA foi o Protocolo de Manchester, técnica em que todo paciente é pré-avaliado por um enfermeiro. Os casos de emergência são encaminhados para atendimento imediato, enquanto os demais são classificados, por cores, de acordo com a urgência ou possibilidade de espera.
Também conhecido como “sistema humanizado”, o protocolo causou estranhamento para quem era acostumado com o método de atendimento antigo. Porém, segundo a enfermeira responsável técnica da UPA, Carolina de Oliveira, as pessoas já aprovaram o novo modelo de atendimento. “Conversamos com os pacientes e explicamos ainda na recepção como funciona a regra. Eles entendem muito bem”, comentou.
Uma das recepcionistas da instituição, Elizângela de Paula, concordou com Carolina. “As pessoas respeitam o protocolo justamente porque quem está em situação de risco não precisa esperar muito tempo”, disse.
Na UPA, cerca de 59,12% dos casos recebidos pela instituição são classificados como emergentes, isto é, situação em que deve-se ter atendimento na hora, sem hipótese de espera. A enfermeira técnica explicou também que a tendência da unidade é diminuir o número de pacientes com classificações entre verde e azul, ou seja, pouco e não urgentes. “Aos poucos as pessoas vão entendendo que a Unidade de Pronto Atendimento é mais direcionada para receber os casos de emergência. Quem não estiver nesses critérios pode buscar outros locais de atendimento”, disse.
Opiniões
Para Joaquim Santana, 66, que foi à UPA pela primeira vez, a nova instituição de saúde em São João del-Rei traz grandes benefícios para a população e região. “O atendimento aqui é muito bom e facilita porque não precisamos pagar médicos para ter um serviço de boa qualidade. Quando as consultas são particulares, vai quase todo o dinheiro embora”, comentou.
Já Aparecida Silva, 56, disse que foi muito bem recebida na instituição ao levar o pai de 85 anos que havia sofrido uma queda. “Eu vim da zona rural de Conceição da Barra de Minas porque lá não havia suporte para atendê-lo. Estou muito satisfeita”, contou.