v Livro conta com 11 receitas entre doces e salgados de cozinheiros da cidade de Conceição da Barra de Minas - Foto: Sabrina Kelly / Divulgação
A comida mineira é conhecida por ser feita com carinho, artesanalmente e por criar uma identidade para cada região. Com o intuito de divulgar a gastronomia local, a primeira mostra de receitas tradicionais de Conceição da Barra de Minas foi realizada em dezembro de 2017, ao longo do Festival de Turismo, o Festur CBM. O sucesso foi tanto que este mês o município lançou um guia com os pratos servidos no evento.
Livro conta com 11 receitas entre doces e salgados de cozinheiros da cidade de Conceição da Barra de Minas – Foto: Sabrina Kelly / Divulgação
Durante o festival foram apresentados ao público, pratos, quitandas e doces. Quem expôs seus temperos recebeu certificado de participação e outros benefícios. Participaram da mostra cozinheiros que já são reconhecidos pelos moradores da cidade, mas de maneira geral foi aberta, quem se interessou pôde participar.
E agora, mais especificamente dia 2 de setembro, o Guia de receitas foi lançado. Idealizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, o manual tem como objetivo valorizar e divulgar o trabalho dos cozinheiros locais. “A prefeitura entra com esse Guia pra mostrar que existe coisa boa e que as pessoas podem vir, podem comer coisas gostosas daqui da cidade, pratos que os moradores daqui mesmo fazem. Com o intuito de valorizar as receitas da cidade e também para incentivar o comércio local”, comenta o secretário de Cultura e Turismo de Conceição da Barra de Minas, Filipe Ávila.
Os ingredientes adicionados nas receitas são, em sua grande parte, produzidos na zona rural da cidade. Destaca-se o leite de vaca, que foi utilizado na maior parte dos pratos e é uma das maiores fontes de renda para a cidade. Outro objetivo desse folhetim é justamente movimentar a economia municipal, chamando a atenção para sua culinária.
Guia
O Guia dispõe de informações de 11 cozinheiros, contando um pouco da história de cada um com a cozinha regional, além de fotos e os contatos para encomendas. Dispõe de uma grande variedade de opções gastronômicas, como por exemplo, frango atropelado feito por Mário Oliveira, biscoito puf produzido por Maria Auxiliadora de Carvalho, canudinho de doce de leite feito por Eva Múfalo e rosca de prestígio confeccionada por Elaine de Paula. A distribuição desse material está sendo feita na cidade, mas para alcançar também a região, uma versão online foi criada. Está disponível no site da prefeitura www.cbm.mg.gov.br.
Através do Guia é possível ir além do sabor e conhecer a história de cada uma das mãos que confeccionaram o alimento, tornando ainda mais especial a experiência de se deliciar do tempero mineiro.