v Aparelhos patenteados do projeto, que auxiliam pessoas com mobilidade reduzida, despertam interesse do Comitê Paraolímpico - Foto: Henrique Dilácio/ Divulgação
O campus Dom Bosco da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), mais especificamente o projeto Incluir, é detentor da patente de aparelhos adaptados às pessoas com mobilidade reduzida e deficiência. A criação foi de autoria da coordenadora da sala de atividades físicas do local, Andréa Carmem Guimarães, com o apoio da universidade. Tal inovação tem despertado interesse até mesmo do Comitê Paralímpico Brasileiro.
Aparelhos patenteados do projeto, que auxiliam pessoas com mobilidade reduzida, despertam interesse do Comitê Paraolímpico – Foto: Henrique Dilácio/ Divulgação
A ideia é que os aparelhos sejam comercializados para que beneficiem essas pessoas. A professora de Educação Física ainda comenta que a estrutura deles permite que públicos variados utilizem, não apenas pessoas que possuem movimentos reduzidos ou deficiência.
A conquista não foi somente dela, uma vez que possibilitou a essas pessoas novas formas de viver, visto que São João não oferece nenhum tipo de academia que disponha desse recurso, como a própria profissional conta. “É da necessidade de adaptação que a UFSJ criou, há alguns anos, uma academia equipada e adequada a quem possui deficiência”.
Projeto Incluir
A UFSJ possui um projeto de inclusão social que abrange aproximadamente 250 a 300 pessoas, atendendo, além dos casos acima, idosos, hipertensos e diabéticos também. Dentre as inúmeras vertentes existentes do programa, destaca-se a academia adaptada que faz um acompanhamento profissional com os usuários, aumentando a autonomia funcional, a autoestima, assim como melhorando a qualidade de vida de cada um.
A coordenadora ainda esclarece que o trabalho oferece uma assistência com uma periodicidade de três vezes por semana com cada pessoa. Ainda há também as orientações com duração de uma hora. A equipe auxiliadora é composta por cardiologistas, psicólogos, profissional da Educação Física e de oito bolsistas da instituição de ensino.
Inscrições
Vagas para o processo seletivo são abertas constantemente para participar do programa. Segundo Andréa, é necessário apenas seguir alguns pré-requisitos: “apresentar atestado médico para comprovar o encaminhamento à atividade física; além disso, as pessoas precisam levar os exames de eletrocardiograma e o de sangue (dos últimos dois a três meses).
Outras informações são obtidas por meio do telefone (0**32) 3379-2584 ou então basta comparecer no local de atendimento, situado na sala de atividade física do campus Dom Bosco, com horários de funcionamento diários das 7h às 10h30.