Autor realizou durante todo o período da mostra pinturas ao vivo - Foto: Thais Andressa / Centro Cultural UFSJ / Divulgação
Acompanhar como é feito o processo de criação da arte, ao mesmo tempo que aprecia pinturas sobre a diversidade cultural e histórica da América Latina. Essa é a proposta da exposição Nativo Latino, do colombiano Julio Cesar Aristizabal, que está no Centro Cultural da Universidade Federal de São João del-Rei e até o fechamento desta edição, encerra hije, 19.
Autor realizou durante todo o período da mostra pinturas ao vivo – Foto: Thais Andressa / Centro Cultural UFSJ / Divulgação
Nesta mostra é aplicada a técnica de pinturas do Action Painting, que segundo o artista se remete a criação ao vivo. “Eu proponho a ideia de construir a pintura dentro da exposição. Geralmente chegamos nas galerias e já encontramos as obras prontas, e eu gosto justamente de fazer o contrário: mostrar para os visitantes todo o processo de criação da obra”. O artista criou durante toda a exposição pinturas dentro das dimensões estipuladas para a área da Galeria Escada.
Quanto a escolha do tema Nativo Latino, Aristizabal explica que através de traços coloridos ele vai em busca da identidade de povos latinos. “Eu faço uma procura pela nossa identidade latino-americana, e nesse sentido é a representação da mistura de raças, as imigrações, além de mostrar na pintura as várias manifestações culturais presentes. Nas minhas obras me interesso por retratar a figura humana, a floresta e elementos do cotidiano”.
SOBRE O ARTISTA
Julio Cesar Aristizabal, é colombiano, mas atualmente mora em São João del-Rei onde cursa artes aplicadas na Universidade Federal de São João del-Rei. Ele se destaca na pintura mural de rua, tendo realizado obras referências em Bogotá, Medellín e também no Brasil, onde já realizou exposições no Palácio das Artes e Museu de Arte da Pampulha, em Belo Horizonte. Durante o 29° Inverno Cultural da UFSJ, fez a pintura de um painel intitulado Nativo Guarani, que teve como intuito promover a reflexão sobre a resistência indígena e exaltar os aqueles que antecederam o descobrimento da América.
CENTRO CULTURAL
O Centro Cultural da UFSJ funciona de segunda a domingo, das 8h até às 20h. Ele está localizado na Praça Dr. Augusto das Chagas Viegas, 17 – Largo do Carmo, Centro Histórico de São João del-Rei.