o sermão do calvário acontece amanhã,31, nas escadarias da Igreja de N. Sra das Mercês - Foto: Lucas Silveira / Diocese SJDR / Divulgação
O sofrimento de Jesus, carregando a cruz a caminho do Calvário e de Maria, ao ver o filho pela última vez antes de ser crucificado, vão ser relembrados neste fim de semana em São João del-Rei através da tradicional celebração de Passos que é marcada pela emocionante Procissão do Encontro.
O sermão do calvário acontece amanhã,31, nas escadarias da Igreja de N. Sra das Mercês – Foto: Lucas Silveira / Diocese SJDR / Divulgação
A solenidade teve início ontem, 29, marcada pela Sexta-feira das Dores, quando ocorreu o depósito da imagem de Nossa Senhora das Dores na Igreja de Nossa Senhora do Carmo.
Hoje, dia 30, a Igreja Católica realiza o Sábado de Passos. As celebrações acontecem a partir das 16h com a recitação do Terço dos Homens.
Já às 19h acontece a celebração da Santa Missa de Passos e também pela alma do Padre José Maria Xavier, já que 2019 marca o 200° aniversário de seu nascimento. Às 20h, as celebrações do Sábado de Passos se encerram com a procissão da imagem do Senhor Bom Jesus dos Passos até a Igreja de São Francisco de Assis.
Procissão do Encontro
Amanhã o dia é marcado pelo Domingo do Encontro. Momento destinado a recordar o comovente encontro das duas piedosas imagens, relembrando um dos momentos mais tocantes do drama da redenção da humanidade.
A programação se inicia às 8h com a piedosa Rasoura de Nossa Senhora das Dores, e em seguida Santa Missa, na Igreja do Carmo. Logo depois às 9h15, na Igreja de São Francisco de Assis, acontece a comovente Rasoura do Senhor Bom Jesus dos Passos, e em seguida Santa Missa.
O dia de orações encerra com a Procissão do Encontro, onde as duas imagens saem das respectivas igrejas, em direção a Praça Barão de Itambé e se encontram nas escadarias da Igreja de Nossa Senhora das Mercês.
As procissões têm início às 18h, na chegada ocorre o Sermão do Calvário que, este ano, será presidido pelo Arcebispo de Diamantina, dom Darci José Nicioli.
Reflexões da Celebração
O Padre Geraldo Magela, pároco da Catedral Basílica da Nossa Senhora do Pilar, destaca que a celebração do encontro de Nossa Senhora e Jesus a caminho do calvário, que acontece no quarto domingo da Quaresma, e busca reviver esse momento de dor más também de esperança.
“A gente medita esse momento, porque é um momento muito sofrido, mas também muito bonito, a presença da mãe que sustenta a determinação de Jesus de ir até o fim na sua missão, e assim como Nossa Senhora se fez presente junto de Jesus, ela também se faz presente na nossa vida, sendo esse auxílio, dando esperança e fortalecendo a nossa caminhada”, afirma.