SÃO JOÃO DEL-REI, Sábado, 20 de Dezembro de 2014  •  Ano XIV  •  O Jornal do Campo das Vertentes

Casamento de Fernanda Sacramento e Thiago Bracarense

Casar é atitude positiva diante da vida, é sonho, alegria e renovação. E foi com o entusiasmo contagiante que envolve as cerimônias de casamento que Fernanda Sacramento e Thiago Bracarense subiram ao altar para o “sim” , sob as bênçãos de seus pais Maricéa do Sacramento Santos e Júlio Sávio dos Santos; Cecília Francisca de Carvalho e Luis Francisco Tadeu da Fonseca.

Cerimônia
Belíssima decoração em tons de rosa destacou os contornos barrocos da Igreja de São Francisco, que se tornou pequena para receber tantos amigos e familiares do casal.

Os noivos Thiago e Fernanda com seus pais, Cecília de Carvalho e Luiz Francisco da Fonseca (esq.),  Maricéa do Sacramento e Júlio Sávio dos Santos - J. Viegas / Divulgação

Os noivos Thiago e Fernanda com seus pais, Cecília de Carvalho e Luiz Francisco da Fonseca (esq.), Maricéa do Sacramento e Júlio Sávio dos Santos - J. Viegas / Divulgação

Ao som de Wave, as portas se abriram solenemente para a entrada do noivo e sua mãe Cecília, seguidos pelos cortejos. Foi a vez dos avós de Fernanda e dos tios de Thiago, seguidos pelos casais de padrinhos. Trompetistas anunciaram o momento mais esperado e todos os olhares se voltaram para Fernanda,  deslumbrante  ao lado do pai, Júlio, sob os acordes de Céu de Santo Amaro. O belo vestido em renda francesa rebordada em cristais Swarovski ganhou longa mantilha.

Bouquet em tons de rosa e o lindo sorriso foram arremates perfeitos. O bispo diocesano de São João del-Rei, dom Célio de Oliveira Goulart, e monsenhor Juvenal , amigos de longa data das famílias dos noivos, abençoaram o casal.

Festa

Fernanda e Thiago: protagonistas de um dos mais bonitos casamentos da temporada - Foto: J. Viegas / Divulgação

Fernanda e Thiago: protagonistas de um dos mais bonitos casamentos da temporada - Foto: J. Viegas / Divulgação

Transformado em magnífico jardim cor-de-rosa, o amplo espaço de festas à beira de um lago reuniu centenas de familiares e amigos, muitos vindos de longe especialmente.  Nenhum detalhe foi esquecido pelos noivos e seus pais, cuja delicadeza fez a diferença. Dos guardanapos  bordados com as iniciais dos noivos às lembrancinhas oferecidas aos convidados e padrinhos; dos suntuosos arranjos florais  à espetacular  mesa de doces, tudo foi realizado com perfeição. A banda Fama fez a alegria dos convidados que lotaram a pista até o amanhecer, sem falar nos ritmistas  da Escola de Samba Metralhas que homenagearam o noivo e deram um show de bateria e animação. Punta Cana, no Caribe, foi o roteiro escolhido pelos recém-casados para a lua de mel.  Thiago é advogado e Fernanda é professora de Língua Inglesa.

Vestibular
Cada vez mais, as novas gerações de são-joanenses fazem bonito nos vestibulares mais concorridos do país. É o caso de Plínio Augusto Trindade Abreu, aos 17 anos aprovado em Medicina na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).  Há dois anos morando em Juiz de Fora, onde cursou o 2º e 3º ano do Ensino Médio,  Plínio optou pela UFJF. Felizes, os pais Cláudia Regina Trindade e José Maria Abreu comemoram a grande vitória.

O Hawaii é aqui
Que o baile do Hawaii do Athletic Club abre a temporada carnavalesca com sucesso, todo mundo sabe. “Inovar, mantendo o interesse do público jovem, no entanto, não é fácil”, comentou a vice-presidente social Marília Araújo, que em privilegiada noite de verão na sexta-feira, 3, organizou mais um pré-Carnaval na sede esportiva do clube. No camarote vip, com vista privilegiada para o palco,  astral nas alturas e mesa de frutas no maior capricho. Entre muitos, estavam lá o casal presidente Leandro e Andréa com a linda  Camila, recém-formada em Fisioterapia; e o vice-presidente de Esportes Especializados, Cláudio Luiz Gonçalves, com Cristina Menezes. No destaque da noite, o grupo são-joanense Mumú e Samba de Raiz que abriu  a festa para a Banda Usmen Axé Universitário, o colorido do baile e a beleza das jovens hawaiianas.

A bela Juliana entre Paulo Henrique e Luiz César no Baile do Hawaii do Athletic Club - Foto: Sannio Nascimento / Guia das Vertentes / Divulgação

A bela Juliana entre Paulo Henrique e Luiz César no Baile do Hawaii do Athletic Club - Foto: Sannio Nascimento / Guia das Vertentes / Divulgação

Cristina, Marília, Magda, Silvano, Andréa e Moema: a animada equipe social do Athletic no camarote vip - Foto: Sannio Nascimento / Guia das Vertentes / Divulgação

Cristina, Marília, Magda, Silvano, Andréa e Moema: a animada equipe social do Athletic no camarote vip - Foto: Sannio Nascimento / Guia das Vertentes / Divulgação

Sem Compromisso
Se o melhor da festa é esperar por ela, diz o dito popular, os bailes pré-carnavalescos comprovam e gente mais que animada caiu no samba no último sábado, 4, muito antes do calendário oficial. Foi assim no baile do Bloco Sem Compromisso, na sede social Diomedes Garcia de Lima, do Athletic Club, resgatando os tradicionais bailes dos anos, 60, 70 e 80, com mesas e serviço de bar completo. A decoração com balões em azul e vermelho, máscaras, estandartes e muita serpentina – obra de Fernanda Braga, Betinho, Enan, Débora, Marcos e Tutty – deu o clima carnavalesco ao salão nobre.

Samba no pé
A vigorosa banda do Mazinho se encarregou de contagiar o público com repertório carnavalesco da melhor qualidade. Impossível ficar parado! No intervalo, Mumu, Antônio José e Binho com ritmistas  da bateria dos Metralhas deram um show. Num grande momento, foi apresentado o samba-enredo do bloco, letra e música da compositora Viviane Melo, cantado por ela mesma. Também foi apresentada ao público a porta-bandeira da escola, Isadora Ratton. O rei momo Willer e a rainha do Carnaval 2012, Camila  Thomé, marcaram presença.  Ponto para a Diretoria Social do Athletic Club, que cuidou do bar e da infraestrutura do salão, com especial destaque para a vice-presidente  Marília Araújo, que acredita na revitalização do Carnaval no clube.

Presenças
Gente que gosta de Carnaval emprestou seu brilho para o sucesso do baile. Estavam lá Sônia Leão e Múcio Hallak; Geraldo Silva (Botão) e Lígia; Ofélia (do bloco Alvorada); Josemar Sena; Regina Campos; Betânia Guimarães e o filho Afrânio; Miriam e Aluísio Barros; Soraya e Jorge Paranhos; Luísa e Ramon Haddad; Moema Moura; Miriam e Danilo Silva Neto; Rosana Assis e Guilherme Berg; Walter Portela e Ione Lombardi; Cel. Del Mônaco e Tenente Lara; entre muitos outros.

Claudete Reis, Vilma Cunha, Conceição Reis e Beth Chitarra: alegria que continua no bloco Sem Compromisso - Foto: Gabriel Gelta / Divulgação

Claudete Reis, Vilma Cunha, Conceição Reis e Beth Chitarra: alegria que continua no bloco Sem Compromisso - Foto: Gabriel Gelta / Divulgação

Desfile

Soraya: charme, samba e simpatia no baile do bloco Sem Compromisso - Foto: Gabriel Gelta / Divulgação

Soraya: charme, samba e simpatia no baile do bloco Sem Compromisso - Foto: Gabriel Gelta / Divulgação

Responsável pelo baile e pelo bloco, Roberto Carvalho convida os foliões dos anos 60, 70 e 80, e também as novas gerações, para o grande desfile dia 20 de fevereiro, segunda-feira de Carnaval, na Avenida Presidente Tancredo Neves. A concentração será às 19h no Largo do Carmo e na Rua Getúlio Vargas. O novo kit, passaporte para desfilar, deve vir acompanhado de calça, bermuda ou saia branca, sapato ou tênis, também branco.  Outras informações pelos telefones (0**32) 3373-3824 ou (0**32) 9107-0343.

Carnaval
Quando o velho jeep da Bandalheira estacionar em frente à Cantina do Ítalo, na tarde de hoje,  11, será dada a largada para o Carnaval da cidade. E os são-joanenses têm carinho especial por esse período pré-carnavalesco, que contagia todas as gerações pela irreverência e alegria dos blocos, que não são poucos.  Na tradicional camiseta, a inscrição “O mundo pode até acabar, mas a Bandalheira não vai parar”, slogan de Miguel Simões, numa brincadeira com a profecia maia que anuncia o fim do mundo para 2012.  Para os organizadores,  João Luiz Rangel e Cláudio Neves, o bloco que nasceu na “Eskina do Kibon” e comanda a alegria na tarde de hoje está de luto pela perda de Yokania, entre as vítimas do desabamento dos prédios no Rio de Janeiro.  A são-joanense era filha do saudoso folião da Bandalheira, Demônio, homenageado pelo bloco no ano passado.

Carnaval de Antigamente
Diversão garantida para todas as idades é no 6º Carnaval de Antigamente, idealizado e organizado pela Atitude Cultural.   Com matinê ao ar livre, no Largo do Rosário, e cortejo de carros antigos decorados pelo Centro Histórico, o Carnaval de Antigamente é uma alegria só. Com ou sem chuva, as bandas Theodoro de Faria – que completa 110 anos em 2012 – e Zé Pereira animam os foliões no mais democrático dos carnavais. Tem pernas de pau, bonecos gigantes do Mestre Quati, oficina viva de máscaras e muito mais.

Além disso a exposição Memórias do carnaval de São João del-Rei  revive grandes momentos da festa na cidade através do arquivo de fotos de João Bosco Reis Teixeira. Quem quiser, pode colaborar com imagens de décadas passadas. Contato: (0**32) 3372-3281.

Homenagens
Com a galinha d´angola como mascote, o tema 2012 do Carnaval de Antigamente destaca o artesanato local: preservar é preciso. Os homenageados da vez são João Bosco dos Reis Teixeira e Murilo Chafy Hallak (Chacal), envolvimento total que atravessou décadas no Carnaval são-joanense.

Desfile oficial
Numa corrida contra o relógio, como sempre acontece em tempos de Carnaval,  seis escolas de samba se preparam para brilharem na avenida nos 60 minutos que resumem meses de trabalho artístico,  mecânico, braçal e muito mais.   À campeã 2011, Girassol,  fica o desafio de superar o desfile que lhe rendeu o título no ano passado. Uma responsabilidade e tanto para o jovem André Carvalho, 29, o mais novo entre os carnavalescos são-joanenses. Experiente, André já contabiliza  títulos pelas escolas  por quais passou. Foi assim na Vem Me Ver em 2009 e 2010; e na Girassol, no Carnaval passado.

Interpretando o enredo
Com o enredo “Pelos encantos dos folguedos entre crenças e louvores à Divina Exaltação”, os principais grupos folclóricos nacionais como maracatu, congada e bumba-meu-boi serão mostrados na avenida, numa visão carnavalizada.  André Carvalho faz questão de destacar o requinte de detalhes com que estão sendo elaboradas as fantasias. “Um minucioso trabalho detalhado com rendas e fitas, recorte e colagem com grande efeito visual”, adiantou o carnavalesco. Exemplo disso foi a bela fantasia da porta-bandeira  Magda no Carnaval 2011, confeccionada com milhares de canudinhos de refrigerante.

Trabalho de equipe
Comemorando 30 anos, a Girassol capricha na ala da Velha Guarda. Tem samba enredo composto por Gordinho, Ricardo e Magda como mestre-sala e porta-bandeira e o presidente é Antônio Marcos. A comissão de frente foi coreografada por Aluízio Maciel, que trabalhou voluntariamente para a escola,  e as madrinhas foram escolhidas através de concurso.

Luxo é participar dos blocos pré-carnavalescos que a partir de hoje movimentam a cidade e alegram a rotina dos são-joanenses.

Lixo é sujar as ruas da cidade, sobretudo nos dias de pré-Carnaval, quando multidões de foliões se divertem com latinhas e copos descartáveis nas mãos. E atenção: praças e ruas não são banheiros públicos.



Deixe um comentário


Matérias relacionadas