? Celebrações marcam assunção de Maria | Gazeta de São João del-Rei - O Jornal do Campo das Vertentes
SÃO JOÃO DEL-REI, Quarta-feira, 19 de Dezembro de 2018  •  Ano XXI  •  O Jornal do Campo das Vertentes

Celebrações marcam assunção de Maria

Há quase três séculos, em meados de agosto, fiéis são-joanenses saem da Catedral do Pilar e seguem por ruas da cidade em cortejo a Nossa Senhora da Boa Morte. A Santa representa o momento em que Maria, a virgem que deu à luz Jesus Cristo, encerrou sua vida terrena e “dormiu”, conforme reafirmou o então Papa João Paulo II em audiência no Vaticano em 1997. E é a partir dessa concepção que todos os anos, desde as primeiras décadas do século XVIII, a Paróquia de Nossa Senhora do Pilar promove novena, celebrações e procissão em honra ao Trânsito e à Assunção de Maria.
A novena se encerra na segunda-feira, 13, com Santa Missa a partir das 19h. Na terça-feira, 14, a programação começa às 9h, quando a Legião de Maria coordena vigília à Santa até às 18h.

Logo depois, às 19h, o bispo diocesano Dom Célio de Oliveira Goulart presidirá Missa Solene antes da tradicional Procissão do Trânsito de Nossa Senhora, com imagem também do século XVIII recentemente restaurada.

Assunção
No dia seguinte, quarta-feira, haverá quatro missas. Duas pela manhã, às 7h e às 9h30; e duas à tarde, às 15h e às 17h. As celebrações marcarão o momento de Assunção de Nossa Senhora e anteciparão procissão com as imagens de Nossa Senhora da Assunção e Nossa Senhora da Glória, a partir das 18h.

A Orquestra Lira Sanjoanense, que leva música às solenidades da Confraria desde 1776, continuará atuando em 2012. Além dela, a Associação dos Coroinhas de Bom Bosco e a Corporação Musical São Sebastião, de Santa Cruz de Minas, também integrarão a parte musical das celebrações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *