SÃO JOÃO DEL-REI, Sábado, 22 de Novembro de 2014  •  Ano XIV  •  O Jornal do Campo das Vertentes

Abertas as inscrições para cursos do Pronatec

A Secretaria Municipal de Cidadania, Desenvolvimento e Assistência Social está realizando uma parceria com o Senai para oferecer cursos profissionalizantes gratuitos. Tudo isso através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Serão quatro cursos, totalizando 99 vagas: Eletricista Instalador (24 vagas); Pedreiro de Alvenaria (20 vagas); Auxiliar Administrativo (30 vagas); e Desenhista Mecânico (25 vagas). As inscrições para os cursos vão até o dia 25 de janeiro e podem ser feitas na própria sede da Secretaria, de 8h às 10h e de 14h às 16h. Além dos cursos, os alunos inscritos terão direito a lanche, vale-transporte, material didático, uniforme e certificado de conclusão ao final do curso. As aulas começarão em fevereiro e, fora essas opções, o Senai abrirá turmas para outros cursos com início em maio e no meio do ano. No entanto, as inscrições só serão disponibilizadas um mês antes, com respectiva divulgação.

Inscrição
Como pré-requisito, os interessados devem ter entre 16 e 59 anos completos e serem beneficiários titulares ou dependentes de programas federais de transferência de renda; inscritos no CadÚnico, desempregados, agricultores familiares e pessoas cumprindo medidas socioeducativas.

A responsável pelas inscrições do Pronatec, Adriana Flauta da Silva, explicou que as pessoas que não participam do Bolsa Família precisam estar inscritas no CadÚnico, que é um cadastro para gerar um número social, comprovando que o indivíduo tem renda de até três salários mínimos por mês. Segundo Adriana, essas são normas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego e, sem essa comprovação, não é possível se inscrever. Outras informações estarão disponíveis no site da prefeitura de São João del-Rei: www.saojoaodelrei.mg.gov.br.

IFET
No Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais (IFET), campus São João del-Rei, acontecerão dez cursos do Pronatec. De acordo com a coordenadora do programa na cidade, Liliane Chaves de Resende, além das qualificações ofertadas no IFET, haverá três cursos no município de Resende Costa e três em Santa Cruz de Minas. Porém as aulas começarão em março e as matrículas devem ser abertas em fevereiro. “Os estudantes do Ensino Médio deverão procurar o IFET e os trabalhadores devem ir até a Secretaria de Assistência Social para fazer o CadÚnico. Em março vamos iniciar as aulas desses 16 cursos.  Acredito que na mesma época iremos ofertar outros, mas ainda não sabemos quantos e quais serão”, afirmou a coordenadora.



Deixe um comentário


Matérias relacionadas