? Especial Cultura: Abre alas para o pré-Carnaval | Gazeta de São João del-Rei - O Jornal do Campo das Vertentes
SÃO JOÃO DEL-REI, Terça-feira, 18 de Junho de 2019  •  Ano XXI  •  O Jornal do Campo das Vertentes

Especial Cultura: Abre alas para o pré-Carnaval

A folia já começa a tocar os seus primeiros tamborins e promete muita animação para os apaixonados pelo pré-Carnaval da região do Campo das Vertentes. Procurados por milhares de turistas, esse fim de semana as cidades de Coronel Xavier Chaves e Carrancas estão com programação até amanhã, 27. Prados também já colocou seu bloco na rua. Em Conceição da Barra de Minas e Tiradentes a folia começa na próxima semana, mesma época que São João del-Rei inicia seu pré-Carnaval com a saída do bloco Bandalheira no próximo sábado, 2 de fevereiro. Já a vizinha Santa Cruz de Minas começa a folia no fim de semana do Carnaval.

Abre Alas para o Pré-Carnaval

Carrancas
A cidade conhecida pelas belas cachoeiras abriu espaço para a folia desde a última quinta-feira, 24, com som mecânico na praça. A festa encerra amanhã e promete muita diversão. Hoje, 26, os foliões podem comparecer à praça a partir das 14h e ficar com a turma até às 5h de amanhã, 27. A música irá ecoar novamente a partir das 12h e permanecerá até às 2h de segunda-feira, 28. “Neste sábado, das 13h às 19h, e no domingo, das 9h às 13h, teremos diversão garantida para a garotada com da Rua de Lazer do SESC. É uma festa para toda a família”, afirmou a secretária de Cultura e Turismo da cidade, Anete Fernandes de Oliveira.

Conceição da Barra de Minas
A folia está garantida no município a partir da próxima quinta-feira, 31, com a sonorização na praça central da cidade. Na sexta-feira, 1º de fevereiro, acontecerá a apresentação e desfiles de cinco blocos carnavalescos, “entre eles o do Boi e das Piranhas”, destacou o secretário de Cultura e Turismo do município, Giovani Nery Ananias Santos.

“Teremos dois momentos no sábado, dia 2 de fevereiro. O primeiro acontecerá às 5h com o bloco da Alvorada com o Bando da Lua. A tarde, a partir das 13h, será a vez do bloco Cai Dentro e a disponibilização, por meio da prefeitura, de um trio elétrico. A parceria com o bloco irá possibilitar a participação de duas bandas e um DJ”, afirmou Santos.

Ainda conforme o secretário o domingo, 3 de fevereiro,  será dedicado aos veículos com som. Tivemos um ano com som automotivo no Carnaval no domingo de dia. No domingo dia 3, às 14h concentração dos veículos na praça central. Para apresentação de som automotivo é necessário fazer um cadastro prévio na prefeitura”, afirmou. Os interessados devem procurar a secretaria de Cultura ou enviar um e-mail para ananias_santos@hotmail.com . Também pode entrar em contato nos telefones (0**32) 8410-9066 ou (0**32) 3375-1132.
E quem pensa que a festa acabará no domingo, está enganado. No dia 4 de fevereiro, segunda-feira, a programação ficará por conta do bloco da Sucata.

Coronel Xavier Chaves
Em sua 17ª edição, a cidade realiza o CarnaXachaça abrindo as comemorações dos 50 anos de emancipação do município. De acordo com o secretário de Cultura e Turismo, Aguinaldo Menélio Lara, a novidade este ano ficou por conta das bandas convidadas. “Tivemos a apresentação das baterias do Largo do Carmo, de São João del-Rei, e do Gato Preto, de Prados. Queremos que os visitantes conheçam, além da musicalidade da Unidos do Sapucaiu aqui da cidade, o trabalho de outros grupos da região”, explicou o secretário.

O CarnaXachaça começou na quinta-feira, 24, e hoje, 26, a partir das 22h, ocorrerá o desfile com a bateria Unidos do Sapucaiu, seguido de show. Amanhã, 27, a folia começará mais cedo, a partir das 14h, com o já tradicional banho de espuma e o bloco Molhado por dentro e por fora, seguido de show.

No período do Carnaval, o bloco do Engenho sairá do Engenho Boa Vista e irá percorrer algumas ruas do centro da cidade e do bairro Vila Fátima. “O bloco desfila no domingo e terça-feira de Carnaval no final do dia, que esse ano vai dar nos dias 10 e 12 de fevereiro. O forte na cidade é o nosso pré-Carnaval. Acredito que em torno de 20 mil pessoas irão prestigiar nossa festa”, disse o secretário.

Prados
O tradicional Boi Mofado já está percorrendo as ruas da cidade e, esta semana, fez a alegria dos foliões na terça-feira, 22, e ontem, 25. A previsão para a próxima semana, segundo a secretária de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer de Prados, Keila Franco, é que ele percorra as ruas do município na quarta-feira, 30, e na sexta-feira, 1º de fevereiro. “Não temos como precisar a data porque a saída do boi depende muito do clima”, alertou a secretária.

Santa Cruz de Minas
Diversão e conscientização são os destaques na cidade de Santa Cruz de Minas. A programação oficial da folia no município começa na quinta-feira, 7 de fevereiro, com uma blitz educativa na Rua Antônio Augusto da Silva onde serão distribuídos panfletos, preservativos e a programação do Carnaval.

No dia seguinte, sexta-feira, 8 de fevereiro, hora de colocar o bloco na rua e partir para a folia a partir das 19h na praça São Sebastião. E quem acha que a garotada não tem vez na folia, em Santa Cruz, no último dia de festa, terça-feira, 12 de fevereiro, o bloco Doce Mel será para as crianças com concentração a partir das 15h na Praça São Sebastião. A programação encerra no Bairro Rosa Mística com o bloco do Zumbi, a partir das 19h.

Tiradentes
Resgate, assim pode ser visto o Carnaval que os tiradentinos irão apresentar para os foliões. Com início agendado para o próximo sábado, 2 de fevereiro, será o bloco no distrito Caixa d’Água que abrirá a festa. Ao todo 23 blocos percorrerão as ruas da cidade. “Integramos o projeto do Governo de Minas do Carnaval das Cidades Históricas e, por isso, tentamos iniciar este ano um resgate dos blocos, das marchinhas e do Carnaval de Antigamente. Tanto que toda a nossa decoração será inspirada em fotos dos antigos carnavais da cidade”, destacou a secretária de Turismo, Mariana Cavalcante.

A secretária também destacou que já estão com planos para 2014. “A Associação das Cidades Históricas tem um projeto, através da lei de incentivo, e nossa expectativa é incrementar o Carnaval do ano que vem”, disse.  Apesar de perspectivas futuras, em 2013, o munícipio já apresenta alguns resgates como a retomada dos tradicionais bloco Roma foi pouco e baile de máscara que a Associação Empresarial de Tiradentes (Asseti) está à frente.

“Na nossa versão, queremos agregar e valorizar as pessoas de Tiradentes. A decoração e o resgate de blocos foi uma forma de prestigiar os moradores daqui”, destacou Mariana, lembrando que a folia momesca no município se estenderá até o dia 12 de fevereiro.

1 comentário em “Especial Cultura: Abre alas para o pré-Carnaval

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *