? Escritor da região ganha prêmio de Literatura | Gazeta de São João del-Rei - O Jornal do Campo das Vertentes
SÃO JOÃO DEL-REI,  •  Ano XXI  •  O Jornal do Campo das Vertentes

Escritor da região ganha prêmio de Literatura

O amor é um sentimento complexo que sempre gerou muitas discussões e tem a literatura como um dos espaços que mais propõem debates acerca desse sentimento devido ao grande interesse do público. Foi com essa temática que Evaldo Balbino conquistou o primeiro lugar no Prêmio Nacional de Literatura da Academia de Letras da Bahia, com o livro Amores Oblíquos.

O escritor Evaldo Balbino é natural de Resende Costa - Foto: Acervo Pessoal

O escritor Evaldo Balbino é natural de Resende Costa – Foto: Acervo Pessoal

O escritor, natural de Resende Costa, concorreu com 77 autores de diversas regiões do país. A disputada premiação proporcionará a Balbino a edição e publicação do livro pela Editora 7Letras, ainda sem data definida para lançamento. Amores Oblíquos foi a quarta obra lançada por ele.

De acordo com Evaldo Balbino, o livro destacou-se através do lirismo, da leveza e da unidade temática. “Apesar de meus textos serem densos, por explorarem a fundo a psicologia dos personagens, eles também são leves porque são poéticos e líricos. Além da leveza, a discussão sobre o amor é algo que interessa a todos. Os livros têm que ter unidade, sendo assim Amores Oblíquos tem o amor como mola-mestra de tudo”, disse.

O escritor acredita que esse prêmio “trará, sem dúvida alguma, mais projeção ao trabalho, já que será publicado por uma editora nacionalmente conhecida”. Para chegar a esse nível, Balbino precisou levar adiante uma paixão que tem consigo desde os primeiros anos de vida. “Desde criança leio muito e ainda nessa fase já dizia que queria fazer parte do mundo dos escritores. Sou apaixonado pela escrita e pelas palavras, principalmente quando estão em estado de arte, quando são artisticamente trabalhadas”, explicou.

Amores Oblíquos
Se Evaldo Balbino tinha o sonho de ser um escritor, ele conseguiu ir além, tornando-se, com Amores Oblíquos um premiado escritor. Esse livro, que está causando impacto na carreira de Balbino, é composto por 12 contos. O autor disse que a publicação trabalha “o amor através de ficções, mas ficções cheias de verdades”. Ainda de acordo com ele, nenhuma verdade existe, tudo é relativo e merece ser analisado. Através dessa perspectiva, os personagens dos contos, atravessados pelo desejo, ficam a esmo, se investigando e investigando o mundo que os rodeia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *