? Educação é discutida em São João | Gazeta de São João del-Rei - O Jornal do Campo das Vertentes
SÃO JOÃO DEL-REI, Quinta-feira, 27 de Junho de 2019  •  Ano XXI  •  O Jornal do Campo das Vertentes

Educação é discutida em São João

Representantes da Conferência Nacional de Educação (Conae) da região se encontraram na última segunda-feira, 1º de julho, para discutir as diretrizes para a educação. A ideia foi unir propostas das necessidades do Campo das Vertentes para serem apresentadas no evento nacional que irá ocorrer em 2014.

A reunião em São João del-Rei foi a conclusão de uma das etapas preparatórias compreendidas em conferências livres e conferências ordinárias municipais e ou intermunicipais, estaduais e do Distrito Federal, sendo todas essas atividades realizadas até o final de 2013.

Esses encontros têm como objetivo garantir a participação da sociedade nas discussões para avaliar a melhoria do ensino nacional. São professores, gestores educacionais, pais, alunos, entidades sindicais, científicas, movimentos sociais e conselhos de educação, entre outros que integram esses debates.

Na última segunda-feira, 1º, foram discutidos temas como o Plano Nacional de Educação (PNE); o Sistema Nacional de Educação; organização e regulação, educação e diversidade: Justiça Social, Inclusão e Direitos Humanos; educação, trabalho e desenvolvimento sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde e meio ambiente; qualidade da educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem; gestão democrática, participação popular e controle social; valorização dos profissionais da educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho; financiamento da educação, gestão, transparência e controle social dos recursos.

As próximas conferências serão a municipal no dia 8 de agosto e a macroconferência, nos dias 19 e 20 de setembro. A reunião de segunda-feira foi a microconferência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *