? Pelas Esquinas: Tópicos | Gazeta de São João del-Rei - O Jornal do Campo das Vertentes
SÃO JOÃO DEL-REI, Segunda-feira, 18 de Março de 2019  •  Ano XXI  •  O Jornal do Campo das Vertentes

Pelas Esquinas: Tópicos

De novo o PAC
Quem se der ao trabalho de entrar no site do Ministério do Turismo vai ficar sabendo que em 21 de outubro de 2009, o então presidente (então?) Luiz Ignácio, o doutor honoris causa, em Ouro Preto, e na companhia da ministra da Casa Civil, Dilma Roussef, lançou o PAC das Cidades Históricas. São João del-Rei estava na lista das cidades que seriam beneficiadas. Que se saiba, até hoje, quatro anos depois, a cidade não viu um único centavo daqueles recursos. Na terça-feira, a “presidenta” veio a São João del-Rei para, outra vez, lançar o PAC das Cidades Históricas. E, outra vez, a cidade é uma das beneficiadas das verbas prometidas. E tomara que, desta vez, elas cheguem mesmo, pois estamos precisando de executar reformas e conservação de monumentos públicos tombados, como a própria Prefeitura, a catedral da Matriz do Pilar, o Complexo Ferroviário, entre outros, muitos outros. A “presidenta” resolveu fazer o lançamento do PAC das Cidades Históricas na avenida Tancredo Neves . Talvez o salão nobre da Prefeitura fosse pequeno para caber as autoridades; ou o Teatro Municipal não desse tanta visibilidade ao evento. Daí a construção de um gigantesco palanque, múltiplas barracas e cercas, muitas cercas, restringindo o acesso dos que queriam se aproximar da “presidenta”. Mas todo mundo viu que ali estava acontecendo alguma coisa e talvez fosse justamente isto que o marqueteiro oficial do Planalto, João Santana, desejasse. Mais recursos financeiros para São João del-Rei? Ótimo! É esperar que não aconteça o que aconteceu no PAC de 2009…Aliás, recentemente, o Papa Francisco disse que o mais importante é não perder as esperanças.

Atelier aberto
Airton Ribeiro e Ligia Vellasco abriram em Tiradentes, à Rua Vereador Antônio Ferreira Coimbra, 56, um espaço aberto às artes plásticas, galeria de exposição que é coisa rara na região. Os dois artistas estão expondo, no momento, obras que têm atraído a atenção de turistas e de apreciadores das artes plásticas. Airton Ribeiro expõe suas “Interferências” pictóricas e de montagem sobre fotos selecionadas, resultando um trabalho inventivo e surpreendente; Ligia remete-se a um paisagismo urbano “descontruído” com tonalidades vigorosas que lembram o expressionismo e criam uma atmosfera noturna que envolvem as edificações retratadas sem preocupação realista. Vale a pena conferir.

Mundial
Os ingressos para a Copa do Mundo de 2014 já estão à venda na internet. O preço dos ingressos espanta. Aliás, preço de ingresso no futebol está nas alturas, mesmo para o Brasileirão. O esporte, considerado paixão dos brasileiros, está, cada vez mais, tornando-se diversão de classes mais favorecidas. O povão, povão mesmo, está abandonando os campos de futebol. Eu já abandonei há anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *