? São João del-Rei recebe evento da Rede Ouvir | Gazeta de São João del-Rei - O Jornal do Campo das Vertentes
SÃO JOÃO DEL-REI, Segunda-feira, 21 de Maio de 2018  •  Ano XX  •  O Jornal do Campo das Vertentes

São João del-Rei recebe evento da Rede Ouvir

A cidade de São João del-Rei recebe, na próxima terça-feira, 29, o Seminário Rede de Ouvidorias: Minas mais transparente e cidadã, que irá abordar temas como a Lei de Acesso à Informação e Transparência, criação de ouvidorias públicas municipais, implantação de procedimentos de controle interno e transparência na gestão pública. O evento será às 9h, no auditório do campus Santo Antônio da  Universidade Federal de São João del-Rei. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do site www.tce.mg.gov.br/redeouvir.

Ouvidor-geral do Estado, Fábio Caldeira, fará uma palestra no seminário da Rede Ouvir, que acontecerá em São João del-Rei - Foto: Gil Leonardi / Divulgação

Ouvidor-geral do Estado, Fábio Caldeira, fará uma palestra no seminário da Rede Ouvir, que acontecerá em São João del-Rei – Foto: Gil Leonardi / Divulgação

O evento integra programação da Rede Mineira de Ouvidorias Públicas (Rede Ouvir – MG), projeto que tem como objetivos fomentar a criação de ouvidorias públicas municipais e o compartilhamento das manifestações registradas pelos cidadãos, fortalecendo as ferramentas de transparência e controle social.

A Rede Ouvir-MG tem parceria com a Ouvidoria Geral (OGE-MG), a Assembleia Legislativa (ALMG), o Tribunal de Justiça (TJMG), o Ministério Público (MP-MG) e o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG).
São João del-Rei é a terceira cidade a receber o Seminário, que teve sua primeira edição no mês de setembro, em Belo Horizonte; e a segunda em Montes Claros, no último dia 17. Daqui, o seminário passará também por Ipatinga, em 12 de novembro; Pouso Alegre, em 20 do mesmo mês; e Uberlândia, no dia 26.

Durante o seminário, o ouvidor-geral do Estado de Minas Gerais, Fábio Caldeira, que é coordenador-executivo e um dos idealizadores da Rede Ouvir, vai proferir palestra com o mesmo tema do encontro.
Segundo Caldeira, a perspectiva é de que em um prazo de seis meses a rede já esteja implantada com número bem avançado de ouvidorias municipais, todas com seus sistemas conversando entre si. “Estabelecemos um prazo até abril de 2014 para termos a rede com 100% de funcionamento. E o principal: estaremos sempre aprimorando nossas ferramentas, pois a democracia está em constante construção. Ou seja, serão novos desafios e novos desejos da população. E assim o Poder Público precisa se adaptar”, destacou o ouvidor geral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *