? Festival Canta del-Rei terá mais de 25 corais – Evento acontece no próximo fim de semana, de 19 a 21 | Gazeta de São João del-Rei - O Jornal do Campo das Vertentes
SÃO JOÃO DEL-REI, Segunda-feira, 20 de Maio de 2019  •  Ano XXI  •  O Jornal do Campo das Vertentes

Festival Canta del-Rei terá mais de 25 corais – Evento acontece no próximo fim de semana, de 19 a 21

Em sua 6º edição neste ano, o Festival de Corais Canta del-Rei vai presentear São João del-Rei e Tiradentes com muita música e intervenções culturais no próximo fim de semana, entre os dias 19 e 21.

No ano passado encontro encerrou com a apresentação dos grupos nas escadarias da Igreja Nossa Senhora das Mercês. Foto: Facebook 5º Canta Del Rei/Divulgação

No ano passado encontro encerrou com a apresentação dos grupos nas escadarias da Igreja Nossa Senhora das Mercês. Foto: Facebook 5º Canta Del Rei/Divulgação

Com a participação de 26 corais, sendo cinco de São João del-Rei e 21 de outras regiões como, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo, o festival promete um final de semana de muita música. A abertura será no dia 19, sexta-feira, às 19h, com homenagem ao compositor do barroco mineiro, Manoel Dias de Oliveira, no Teatro Municipal, e paralelamente haverá apresentação de corais de outras cidades que participam do evento, no Centro Cultural Yves Alves, em Tiradentes.

No sábado, logo pela manhã, um cortejo irá movimentar o público desde a Largo do Rosário até o Teatro Municipal de São João del-Rei, às 11h, ao som da Banda Santa Cecília e dos corais participantes do festival. Estes continuarão o show quando chegarem ao destino do cortejo. Já às 18h, o Centro Cultural, em Tiradentes, e o Teatro de São João del-Rei serão palco de diversas apresentações das mais de 1mil pessoas inscritas no Canta del-Rei.

No último dia, 21, o encerramento contará com a apresentação de todos os grupos musicais, às 11h, na escadaria da igreja das Mercês. Serão três músicas, em especial, uma em homenagem à cidade, outra do cantor e compositor Paulo Tapajós e uma sob a regência do maestro Paulo Miranda.

 

O festival
Desde o ano de 2010 o Canta del-Rei, Festival Nacional de Corais, promove o intercâmbio musical através de experiências entre os participantes, além de divulgar o trabalho de compositores mineiros e entreter o público de forma gratuita. O coordenador cultural e maestro, Paulo Miranda, disse que um dos objetivos do festival é trazer à cidade cultura de qualidade e movimentar a economia da região. “São João del-Rei, por ser uma cidade cultural, oferece todas as oportunidades para sediar um encontro de corais”, destacou Miranda.

Segundo o coordenador, algo muito interessante é o fato do encontro ser no mês de maio ou junho e, mesmo assim, ter turistas que vem à cidade exclusivamente para prestigiar o festival. “O festival é algo que movimenta a cidade. Espero que as pessoas que virão à São João del-Rei usufruam, da melhor maneira, tudo que temos a oferecer”, comentou Miranda. E para o festival do próximo ano, a organização já visualiza um encontro maior com a participação de mais de 50 corais e a realização em dois finais de semana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *