? Seis são-joanenses irão ao Pan de Muay Thai | Gazeta de São João del-Rei - O Jornal do Campo das Vertentes
SÃO JOÃO DEL-REI, Quinta-feira, 26 de Abril de 2018  •  Ano XX  •  O Jornal do Campo das Vertentes

Seis são-joanenses irão ao Pan de Muay Thai

Seis atletas são-joanenses garantiram a participação da cidade, pela primeira vez, no Pan de Muay Thai.

Franciane foi uma das classificadas para participar da competição. Foto: Divulgação

Franciane foi uma das classificadas para participar da competição. Foto: Divulgação

Os atletas da Federação Mineira da modalidade (FMMT) estiveram entre os dias 29 e 31 de maio no Rio de Janeiro, onde aconteceu o Pré Pan integrado ao Arnold Classic 2015. Sob comando do professor José Geraldo da Silva, os alunos Jonathan Nascimento, Otávio Luiz, André Souza, Celso Adriano, Benony Carvalho e Franciane Helena Moreira faturaram uma medalha ouro, duas de prata e outras duas de bronze, garantindo classificação para o Pan em outubro deste ano.
Para chegar a esse nível as academias devem ter uma filiação legal. Com isso, os atletas são-joanenses serão os únicos representantes de Minas Gerais. “É uma oportunidade muito boa, ainda mais que estaremos representando nossa cidade e o Estado. Só de participar já nos sentimos vitoriosos”, comentou o professor Silva.

Segundo ele, o evento será de grande porte. Mas isso não diminui as expectativas positivas. “Agora temos que pegar um treino bem puxado. Se não me engano, atletas de 14 países participarão da competição. Não vai ser fácil, mas acredito que nossos atletas têm grande potencial”, destacou Silva.

Para o Pré Pan os competidores investiram recursos próprios e tiveram ajuda de alguns comerciantes. Já para o Pan, eles ainda não têm patrocínio.

 

O esporte
O Muay Thai, também conhecido como Boxe Tailandês, é um esporte típico da Tailândia. Inicialmente, era usado como defesa durante lutas e possíveis invasões e fazia uso de bastões, espadas, facas e até lanças. Pelo frequente índice de acidentes, os tailandeses criaram um método de luta sem armas, denominado Boxe Tailandês.

Com o passar do tempo outras modificações foram feitas até o Muay Thai ser o que é hoje.

A modalidade chegou ao Brasil no ano de 1979. Já em 1980 foi inaugurada a primeira associação do esporte e, em 1981, foi realizado o primeiro campeonato entre o Rio de Janeiro e o Paraná. Essa modalidade esportiva usa, além das mãos, os cotovelos, joelhos, pés e a canela como estruturas de ataque e defesa contra o oponente.

1 comentário em “Seis são-joanenses irão ao Pan de Muay Thai

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *