? Festa Café com biscoito enfatiza jeito mineiro – Evento acontece em São Tiago a partir do dia 11 | Gazeta de São João del-Rei - O Jornal do Campo das Vertentes
SÃO JOÃO DEL-REI, Domingo, 19 de Novembro de 2017  •  Ano XX  •  O Jornal do Campo das Vertentes

Festa Café com biscoito enfatiza jeito mineiro – Evento acontece em São Tiago a partir do dia 11

Todos os anos festa tem biscoitos para degustação dos visitantes. Foto:  Divulgação

Todos os anos festa tem biscoitos para degustação dos visitantes. Foto: Divulgação

Que mineiro é fã de um bom quitute acompanhado de um café feito na hora não é segredo pra ninguém. Pão de queijo e, principalmente, biscoitos combinam com a bebida que aguça o paladar das Minas Gerais. Agora imagine um lugar onde o biscoito é o carro chefe e a sua degustação estará aberta ao público durante três dias. E claro, acompanhado da bebida que não poderia faltar, o café. Se ficar interessado, então siga para São Tiago, pois nos próximos dias 11, 12 e 13 de setembro acontece a tradicional festa do Café com Biscoito.

A cidade fica a cerca de 50km de São João del-Rei e foi fundada em 1750. Durante vários anos a localidade foi ponto de parada de bandeirantes que seguiam para Goiás e estacionavam na cidade para degustar os biscoitos produzidos pelas quitandeiras da região. Até hoje essa tradição perdura e além de tudo, virou negócio. São cerca de 70 fábricas que produzem uma imensa gama de quitutes e que já conquistou o paladar do Brasil.

“Não esperávamos crescer nessa proporção. Ao longo desses anos de realização do evento ganhamos muita força, e hoje recebemos cerca de 70 mil turistas em uma cidade de 10 mil habitantes”. É o que destaca o secretário de cultura local Bruno Santos. Ele ainda diz que a principio participavam da festividade quitandeiras e que ao longo das edições se tornou algo mais profissional. “Se for olhar para o lado econômico, o biscoito é o carro chefe da cidade. Se em alguns locais há problema de desemprego aqui em São Tiago temos problema de falta de mão de obra. Até porque a prática não envolve só o biscoito em si, mas também há toda uma cadeia produtiva para a fabricação do produto”, ressaltou o secretário.
Programação

Já na próxima sexta feira, 11, é ‘cuado’ o primeiro café da festa com o cortejo “Uma pitada de poesia na terra do Café com Biscoito”, às 20h. Logo após a agitação segue com shows a entrar na madrugada. Sábado é o grande dia, pois é o dia em que se abre a degustação que funcionará de 8h às 12h e de 14h às 17h. Vale lembrar que pode comer à vontade, só não pode levar pra casa quitutes da degustação. A programação segue durante todo o dia com oficinas apresentações e shows. Quem encerra o dia é o cantor Otto que se apresenta às 23h30.

Para a tristeza de muitos, chega domingo, o último dia da festa, neste ano. Também com degustação nos mesmos horários e com presença de vários artistas da região se apresentando nos palcos de São Tiago. Todos os eventos acontecem na praça central da cidade e a programação completa pode ser acessada nas redes sociais no facebook em Festa do Café com biscoito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *