? Orquestra de São João celebra seu aniversário | Gazeta de São João del-Rei - O Jornal do Campo das Vertentes
SÃO JOÃO DEL-REI, Sábado, 23 de Março de 2019  •  Ano XXI  •  O Jornal do Campo das Vertentes

Orquestra de São João celebra seu aniversário

Integrantes Orquestra Ribeiro Bastos. Foto: Divulgação

Integrantes Orquestra Ribeiro Bastos. Foto: Divulgação

A data para celebrar o surgimento da Orquestra Ribeiro Bastos foi definida, a partir deste ano, como o dia 12 de novembro. Mas a comemoração acontece amanhã, 29, com uma missa celebrada na Igreja de São Francisco de Assis, às 18h30. A missa solene terá canto de entrada, Glória, Aclamação ao Evangelho, Credo, Cordeiro de Deus, Comunhão e canto de saída. Após a celebração haverá o canto de Ação de Graças.

Para aqueles que estão acostumados com as missas dominicais pela manhã na igreja com a orquestra tocando no coro da igreja, essa celebração trará uma novidade. “Uma vez que nos apresentamos durante o ano todo no coro, pelo fato de nossa execução musical ter por finalidade ajudar os fiéis a rezarem e elevarem o pensamento a Deus, nesta missa comemorativa, que passará a ser feita anualmente, a Orquestra tocará na capela-mor e a celebração será feita no altar lateral”, afirmou o regente e presidente Ribeiro Bastos, Rodrigo Sampaio.

A Orquestra tem hoje cerca de 50 músicos frequentes, que participam das missas às quintas e sextas-feiras, às 19h, na Igreja Matriz do Pilar; e aos domingos, às 9h15, na Igreja de São Francisco de Assis. “Nas festividades principais este número praticamente dobra, chegando a contar com cerca de cem músicos na Semana Santa, havendo necessidade de se fazer escala para que todos possam participar”, disse o regente.
A escolha

A data 12 de novembro foi escolhida para celebrar o aniversário da orquestra por ser também a data de nascimento do patrono da corporação, Martiniano Ribeiro Bastos, que por 52 anos, de 1860 a 1912, esteve à frente do grupo.

O regente lembrou que a origem da Orquestra Ribeiro, quanto à sua data de fundação, é ainda hoje uma incógnita, uma vez que a música do século XVIII era feita por grupos variados, muitos deles pertencentes a uma ou outra família, que prestavam serviço musical para as irmandades religiosas de São João. Em 2015 completa-se 260 anos do primeiro registro de pagamento à Ribeiro Bastos. “Após estudo comprobatório, podemos chegar a esta data como de fundação do que seria a primeira formação da Orquestra”, finalizou Sampaio.

2 comentários em “Orquestra de São João celebra seu aniversário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *