
Equipe Sureway ficou entre as 33 finalistas de feira tecnológica. Foto: Acervo Pessoal
Dois projetos desenvolvidos por professores e estudantes da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) ficaram entre 33 trabalhos selecionados em todo Estado para participar da fase final da terceira edição da Feira de Ciências e Inovações Tecnológicas (Feicintec) que aconteceu na última quarta-feira, 9.
Os trabalhos foram selecionados por uma comissão de professores e profissionais do Conselho com base no relatório enviado pelos estudantes, considerando critérios qualitativos e quantitativos. Os cinco primeiros colocados foram premiados com valores entre R$4 mil e R$12 mil, os demais receberam menção honrosa, além de entrega de certificado para todos os participantes desta última etapa.
Os projetos de São João não alcançaram as primeiras colocações, mas para o professor do projeto SureWay – canal de informação para os transportadores, Darlinton Carvalho, a experiência de representar Minas Gerais é muito gratificante. “O projeto é uma parceria com a UFMG e ano passado conseguimos conquistar o prêmio do concurso INOVAApss realizado pelo Ministério das Comunicações o que nos ajudou a financiar o desenvolvimento inicial do aplicativo. É um projeto de muito potencial, além de auxiliar os transportadores ainda melhora a parte de logística de empresas”, afirmou lembrando que o objetivo do sistema é inovar na área de transporte de carga, melhorando a mobilidade urbana de modo racional e colaborativo. O outro projeto da universidade de São João que participou da final foi “Projeto Vavom”, que vasculha área por vant para operações militares.
Com o foco em inovação tecnológica, a Feicintec tem como objetivos incentivar a criação, o planejamento e a execução de projetos, além de despertar novas vocações em estudantes de cursos da área tecnológica. Ao todo foram inscritos 234 projetos de 75 instituições de ensino de Minas Gerais.