? Caminhada do Outubro Rosa será realizada hoje | Gazeta de São João del-Rei - O Jornal do Campo das Vertentes
SÃO JOÃO DEL-REI, Terça-feira, 27 de Junho de 2017  •  Ano XIX  •  O Jornal do Campo das Vertentes

Caminhada do Outubro Rosa será realizada hoje

Hoje, 22, acontece a tradicional caminhada pelo Outubro Rosa. A concentração será a partir das 9h no Largo São Francisco. Mas antes mesmo desse horário, a partir das 8h, haverá testes de glicemia e aferição da pressão realizados por alunos de Enfermagem do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São João del-Rei (IF) e do Instituto de Ensino Superior Presidente Tancredo de Almeida Neves (Iptan). A passeata é uma iniciativa das entidades de luta contra o câncer da cidade, como a Associação de Amparo a Pacientes com Câncer (Asapac), o Clube Lions, a Secretaria Municipal de Saúde, o IF campus São João del-Rei, o Rotary International e o Rotaract (clube Parceiro do Rotary).

A caminhada visa conscientizar sobre a importância da descoberta precoce do câncer de mama, suas formas de diagnóstico e tratamento. O coordenador da Asapac, Valdecir Braga, reforça a importância da campanha: “É necessário estimular a detecção precoce e conscientizar as mulheres para a realização do autoexame”. Ele ainda lembra que mulheres de 50 a 69 anos têm direito a mamografias gratuitas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Sobre o Câncer de Mama
O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo e não tem uma causa única. Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), o desenvolvimento da doença deve ser compreendido através de vários fatores de risco como o histórico familiar, o aumento da idade, a menarca precoce (antes dos 11 anos), a menopausa tardia (após os 55 anos), a mulher nunca ter engravidado ou ter tido o primeiro filho após os 30 anos. Em alguns casos, o estilo de vida também pode contribuir para o desenvolvimento da doença e alguns fatores envolvem excesso de peso e ingestão de álcool. Indica-se fazer a mamografia anualmente após os 40 anos.

 

Sobre o Outubro Rosa
O Outubro Rosa é uma campanha popular realizada no mundo todo. O movimento tem como principal objetivo mostrar a realidade do câncer de mama e apoiar a prevenção da doença, alertando para a importância da descoberta precoce. O “rosa” remete à cor do laço que simboliza a luta contra o problema.

Evento, ano passado, atraiu cerca de 300 pessoas. Foto: Asapac/Divulgação

Evento, ano passado, atraiu cerca de 300 pessoas. Foto: Asapac/Divulgação

Você pode ir para o final e deixar um comentário.

Deixe um comentário