? Projeto de música atende Albergue | Gazeta de São João del-Rei - O Jornal do Campo das Vertentes
SÃO JOÃO DEL-REI, Segunda-feira, 23 de Outubro de 2017  •  Ano XX  •  O Jornal do Campo das Vertentes

Projeto de música atende Albergue

Basta jogar no campo de pesquisas do Google o termo “benefícios da música para idosos” para um resultado rápido e inquestionável: mais de 3,2 milhões de links em menos de um segundo. Muitos, inclusive, associados a plataformas científicas de universidades, comprovando essa relação.

O advogado Thiago Melo é testemunho de que esses materiais estão certos. E tem histórias para contar acumuladas desde junho deste ano, quando começou o Música Para a Melhor Idade no Albergue Santo Antônio, em São João del-Rei.

A iniciativa se baseia em oferecer concertos gratuitos aos residentes da entidade todos os domingos, em algum momento durante o horário de visitas, marcado para o período entre 13h e 15h. Para que continue acontecendo, o projeto tenta angariar, agora, mais músicos ou cantores voluntários. “De aproximadamente 60 internos, menos da metade é visitada por familiares e amigos. Muitos se isolam, se sentem abandonados. A música, além de entreter e tocar o coração deles, mostra que há alguém ali que se importa e está tirando um tempinho do dia para dedicar a quem mora no Albergue Santo Antônio”, defende Melo, que diz não saber tocar qualquer instrumento, mas reconhecer que arte ajuda a extravasar emoções, curar feridas, relaxar e motivar entrosamentos.

 

Amanhã
Para amanhã, 6, não há apresentações programadas. Segundo o advogado e idealizador do Música Para a Melhor Idade, a primeira semana de cada mês é dedicada à organização do calendário de voluntários e o ajuste de horários. “Algo muito delicado, porque em geral os músicos trabalham aos fins de semana”, explica. Exatamente por isso, quanto maior o leque de possibilidades e nomes para levar um pouquinho de entretenimento ao Albergue, mais fácil o agendamento e maior a garantia de que não faltará melodia para os velhinhos da instituição. Atualmente, ainda de acordo com Melo, há seis músicos disponíveis para a iniciativa.

 

Início
O Música Para a Melhor Idade começou a fervilhar na cabeça de Melo em 2014, durante a Copa do Mundo. “Eu havia ganhado cinco ingressos para jogos do torneio. Decidi que queria dar utilidade para eles e doei um para o Albergue. A ideia era fazer uma rifa com ele”, conta Melo.

No entanto, os planos do rapaz não deram tão certo. “A campanha foi um fiasco (risos). Arrecadamos mais ou menos R$100. Ainda assim achei válido e pude conhecer melhor a entidade. Em visitas, notei a realidade de alguns moradores, que se sentem abandonados e, por isso, até evitam conversar com outros internos. Se fecham na dor. Isso sem falar nos olhinhos de tristeza de quem não recebe visitas de um parente sequer”, relata.

Ao se deparar com uma matéria na internet sobre os benefícios da musicalidade para os velhinhos, Melo teve a grande ideia: reunir músicos em um município conhecido pela musicalidade e levar cultura e arte para o Albergue. O resultado? Segundo ele, de junho até aqui foram poucos os domingos sem canções entoando na instituição. E houve até apresentações com representantes de outros estados. “Recentemente contamos com a ajuda de um pessoal de São Paulo. Eles acabaram se apresentando no meio da semana, por causa da agenda. Ainda assim, foi maravilhoso”, diz.

Melo frisa, aliás, que embora a iniciativa seja musical e programada para domingos, há abertura completa para outros tipos de manifestações artísticas e mesmo remanejamento de datas. “As pessoas do Albergue são maravilhosas, muito dispostas e compreensivas. Com muito diálogo e agendamento antecipado, é possível realizar muitas coisas”, lembra o rapaz.

 

Para participar
Artistas que quiserem auxiliar o projeto podem entrar em contato com Melo pelo telefone através do número (0**31) 9 8311-7087. Outra possibilidade é a troca de mensagens via Facebook na página www.facebook.com/musicaparamelhoridade/ .

1 comentário em “Projeto de música atende Albergue

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 comentário em “Projeto de música atende Albergue

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *