? Escolas ensaiam quase todos os dias na cidade | Gazeta de São João del-Rei - O Jornal do Campo das Vertentes
SÃO JOÃO DEL-REI, Segunda-feira, 21 de Agosto de 2017  •  Ano XX  •  O Jornal do Campo das Vertentes

Escolas ensaiam quase todos os dias na cidade

Os tamborins dos blocos pré-carnavalescos de São João del-Rei já podem ser ouvidos nos bairros e nas ruas da cidade. E quem quer conhecer um pouco mais sobre os enredos das escolas de samba também pode participar dos ensaios que têm acontecido de segunda a sexta nos bairros de origem das agremiações.

As escolas já estão com os preparativos a todo vapor para entrar na “Avenida do Samba”, mais conhecida como Avenida Presidente Tancredo Neves, no centro da cidade.

Segundo o presidente da Associação das Escolas de Samba, Blocos e Ranchos (Aesbra), Thiago Bracarense, todas as escolas já estão mobilizadas. “Elas já estavam se preparando desde 2015, porque todas vão apresentar os enredos que foram feitos, inicialmente, para o Carnaval de 2016. Como não houve desfile no ano passado, nós trouxemos tudo para 2017. Todos estão ansiosos para mostrar os trabalhos que foram desenvolvidos durante esse tempo”, diz.

Em outubro de 2016, os sambas enredos foram gravados e, em novembro, foi feito o lançamento do CD com esse repertório. “Logo após a gravação, as escolas começaram a trabalhar com mais afinco e creio que agora faltam somente os últimos retoques”, acrescentou Bracarense.

 Desfile das agremiações acontecem na Avenida Tancredo Neves foto - Arquivo Gazeta

Desfile das agremiações acontecem na Avenida Tancredo Neves foto – Arquivo Gazeta

Ensaios
Em 2017, seis escolas estão na disputa pelo primeiro lugar, além de duas mirins e três blocos caricatos. Ainda segundo Bracarense, os ensaios estão ocorrendo em todos os bairros da cidade.
“Geralmente os ensaios ocorrem de domingo a sexta-feira, com algumas exceções no sábado. Há eventos no Largo do Carmo, Tijuco, Matosinhos, São Geraldo, Senhor dos Montes e no Bonfim”, frisa o presidente da Aesbra.

 

Desfile
A ordem oficial dos desfiles já foi divulgada. A primeira escola de samba desfila no sábado de Carnaval, 25 de fevereiro, e cada entidade terá o tempo máximo de 70 minutos para atravessar a avenida.

No sábado, a escola mirim Unidos da Lata abre os desfiles seguida da agremiação Vem me Ver e da Irmãos Metralhas. A escola Girassol irá encerrar a noite. No domingo, 26, a Mocidade Independente de Santo Antônio começa a festa. Em seguida haverá São Geraldo, Mocidade Independente do Bonfim e Bate-Paus.

Na segunda a avenida será para os blocos. Para finalizar, na terça-feira, 28, a partir das 20h, há o Desfile das Campeãs.

Na apresentação, quem não puder assistir os desfiles dos dias anteriores, terá a oportunidade de conferir a melhor parte do que foi apresentado durante a festa momesca.
Os quesitos a serem avaliados são Alegorias e Adereços; Bateria; Comissão de Frente; Enredo; Evolução; Fantasia; Harmonia; Mestre-Sala e Porta-Bandeira; e Samba Enredo.

Você pode ir para o final e deixar um comentário.

Deixe um comentário