? Jogos do Interior de Minas abrem inscrições | Gazeta de São João del-Rei - O Jornal do Campo das Vertentes
SÃO JOÃO DEL-REI, Segunda-feira, 21 de Agosto de 2017  •  Ano XX  •  O Jornal do Campo das Vertentes

Jogos do Interior de Minas abrem inscrições

Os Jogos do Interior de Minas Gerais (JIMI) voltaram ao calendário de esportes mineiro em 2017 e já está com as inscrições abertas até o dia 3 de março. A Secretaria de Estado de Esportes, em nota, disse que a competição, que chega a sua 33ª edição e que havia sido substituída desde 2012 pelos Jogos de Minas Gerais, acontecerá em seu formato original e terá participação exclusiva das cidades do interior de Minas.
Segundo o Secretário de Esporte e Lazer de São João del-Rei, Antônio Marcos do Nascimento, foi enviado para a organização dos jogos, um pedido para que a cidade seja sede da competição na fase microrregional, que reúne cerca de dez cidades e na fase regional. Ainda segundo ele, a última vez que o município sediou a primeira fase foi há 15 anos e, hoje, o maior desafio da secretaria são os alojamentos e, para isso, o apoio das escolas está sendo essencial.

Basquete é uma das modalidades coletivas que terá no JIMI

Basquete é uma das modalidades coletivas que terá no JIMI

Datas
O JIMI será realizado em três etapas, a microrregional, a regional e a estadual. A primeira acontece em abril com as disputas das modalidades coletivas. A segunda será realizada em junho, com as mesmas modalidades. Já a etapa estadual será dividida em três momentos, no mês de setembro, nos dias 9 e 10, serão disputadas as modalidades individuais. As modalidades coletivas ficaram para o mês de outubro, do dia 12 ao dia 16 e as categorias paraolímpicas acontecerão de 3 a 5 de novembro.

 

Modalidades
Ao todo 16 modalidades esportivas farão parte do JIMI. As coletivas são basquete, futsal, handebol e voleibol. Já as individuais contam com atletismo (convencional e paraolímpico), natação (convencional e paraolímpica), ciclismo speed, ciclismo mountain bike, judô, karatê, taekwondo, xadrez, bocha paralímpica e basquete em cadeira de rodas.

 

Inscrições
Diferente das edições anteriores, em 2017, não é necessário que o atleta seja filiado a alguma federação. Até o dia 3 de março, as Prefeituras devem realizar o cadastro das modalidades em que terão representantes. Entre os dias 6 e 31 de março, os atletas que representarão a cidade na disputa devem ser cadastrados. É importante lembrar que, durante esse período, as prefeituras poderão registrar novos competidores nas modalidades em que já estiverem inscritas.
Os atletas que estiverem interessados em participar da competição, devem procurar a Prefeitura do seu município e solicitar sua inscrição. Nas categorias coletivas, a secretaria vai procurar os times e convidá-los, se houver mais de um, será realizada uma competição interna e o vencedor irá representar a cidade no JIMI. Para acessar o regulamento é só entrar no site http://jimi.esportes.mg.gov.br/wp-content/uploads/2017/02/REG.-GERAL-JIMI-2017-revisado.pdf

Você pode ir para o final e deixar um comentário.

Deixe um comentário