? Cultura Popular é tema de encontro | Gazeta de São João del-Rei - O Jornal do Campo das Vertentes
SÃO JOÃO DEL-REI, Terça-feira, 27 de Junho de 2017  •  Ano XIX  •  O Jornal do Campo das Vertentes

Cultura Popular é tema de encontro

“Oh Minas Gerais! Quem te conhece não esquece jamais…”. É o que diz a antiga e tradicional canção, evidenciando a grandeza e o encantamento do Estado tão rico em história, cultura e patrimônio. Exatamente por isso, o povoado do Caquende, a menos de 50km de São João del-Rei, promoverá a 10ª edição do Encontro da Cultura Popular. O evento será realizado de quarta, 19, a domingo, 23, homenageando MG e sua pluralidade cultural.

Iniciativas tradicionais na região serão destaque durante evento - Foto: Facebook Caquende MG / Divulgação

Iniciativas tradicionais na região serão destaque durante evento – Foto: Facebook Caquende MG / Divulgação

Música, artesanato, palestras, celebrações religiosas e o inédito Torneio de Truco fazem parte da programação, que tem início na quarta a partir das 8h com debate sobre a coleta de lixo e combate aos focos de Aedes aegypti no entorno da Vila. A abertura oficial, porém, só acontece às 19h, com uma retrospectiva das ultimas edições do evento.

Programação
Auxiliadora de Fátima é uma das coordenadoras do Encontro da Cultura Popular e ressalta a importância dele. “O evento surgiu da iniciativa dos próprios moradores, que realizam um trabalho voluntário. A cada ano, buscamos acrescentar novas atrações, como o primeiro Torneio de Truco. Já o tradicional Sarau de Poesia homenageará diversos poetas mineiros, muitos deles de origem simples. Isso é muito importante para valorizar a cultura da região e resgatar manifestações, para que não se percam com o tempo”, diz.

Algumas delas, aliás, são simples e cotidianas. É o caso do Dedinho de Prosa, que acontecerá na quarta-feira, 19, às 20h, na pracinha, quando haverá contação de causos em volta da fogueira. Tudo para aguçar ainda mais a imaginação dos participantes. Enquanto isso, na quinta-feira, 20, a programação terá início às 13h, com um cordel resgatando histórias da região. Mais tarde, às 18h, será realizada a Hora do Ângelo, em que a recitação do terço será cantada pelas ruas do povoado. O dia será encerrado com o Encontro de Corais, no palco do Salão Comunitário, às 20h.

Na sexta-feira, 21, a são-joanense Ana Paula Ferreira contará histórias no Espaço Criança, a partir das 9h. Já o Torneio de Truco está marcado para 13h, na tenda de eventos. Às 21h, a praça será palco de uma emocionante seresta, que encerrará a programação do dia. Para o sábado, 22, estão marcadas palestras, oficinas e forró pé-de-serra em maratona que começa às 10h e termina às 23h.

Domingo é dia do tradicional Café Com Dedinho de Prosa. “É tudo gratuito e aberto ao público. Quem for lá vai poder experimentar broa de fubá, café e uma infinidade de quitutes, tudo preparado por nós, fazendo jus à homenagem a Minas Gerais”, complementa Auxiliadora. Haverá ainda a inauguração do monumento erguido em comemoração à décima edição do Encontro de Cultura Popular, encerrando com um bolo de dez metros que será servido a todos que estiverem presentes. A programação completa pode ser acessada no site www.caquende.com.br.

Você pode ir para o final e deixar um comentário.

Deixe um comentário