? Editorial: Semana bela e santa | Gazeta de São João del-Rei - O Jornal do Campo das Vertentes
SÃO JOÃO DEL-REI, Terça-feira, 27 de Junho de 2017  •  Ano XIX  •  O Jornal do Campo das Vertentes

Editorial: Semana bela e santa

A religiosidade é evidente em São João del-Rei durante todo o ano. Está nos sinos das igrejas, dando recados à comunidade ou informando as horas; nas festas paroquiais, nos cortejos a padroeiros rodeados pelas bandas e orquestras locais.

É durante a Quaresma, no entanto, que as tradições de fé ganham contornos mais intensos. Vide a emoção dos Setenários das Dores e das Celebrações dos Passos, culminando em uma Procissão do Encontro comovente e memorável.

Tudo isso antecipando uma Semana Santa sem igual, capaz de arrastar multidões nas ruas do Centro Histórico. Na Quarta-feira Santa, o Ofício de Trevas lembra a quem o acompanha que o ritual reflexivo, de conhecimento e lamento das dores de Cristo, é único há mais de 300 anos por aqui. Na Quinta, passar pelas igrejas do Centro Histórico, escurecidas como lembrete pelo sofrimento do Salvador, é outra emoção à parte. Difícil não se emocionar com as imagens que descem dos altares e vão para mais perto dos fiéis. Difícil não se arrepiar com o som das matracas.

Mais difícil ainda não se envolver com os sermões da Sexta-Feira da Paixão, proferidos ao lado de uma encenação tocante na escadaria da Igreja de Nossa Senhora das Mercês. Depois, impossível não seguir a Procissão do Enterro questionando a injustiça dos que crucificaram Cristo e, acima de tudo, o que de fato fazemos para merecer, dia a dia, o sacrifício Dele em nome da salvação de tantos.

Em São João del-Rei, mais do que um evento, a Semana Santa é uma oportunidade de vivência, imersão. E isso a torna diferente, especial, magnífica, uma obra de arte cuidadosamente desenhada ao longo dos séculos, como os tapetes que tomarão conta das principais ruas históricas. Através da Fundação Presidente Tancredo Neves, promotora do Mais Minas no Memorial, haverá uma oficina voltada a essa prática. Por aqui, as oportunidades não se esgotam. Boa leitura.

Você pode ir para o final e deixar um comentário.

Um comentário para “Editorial: Semana bela e santa”

  1. Juliama disse:

    Muito bem explicado estaremos ai na quinta feira.até!!!👍

Deixe um comentário