? Grupo abre inscrições para atividades cênicas | Gazeta de São João del-Rei - O Jornal do Campo das Vertentes
SÃO JOÃO DEL-REI, Segunda-feira, 24 de Abril de 2017  •  Ano XIX  •  O Jornal do Campo das Vertentes

Grupo abre inscrições para atividades cênicas

Andar por São João del-Rei é correr o delicioso ‘risco’ de encontrar, em uma rua ou praça, uma intervenção teatral. Seja uma apresentação do Lendas São-Joanenses, um espetáculo itinerante do Teatro da Pedra ou um cortejo no Inverno Cultural da UFSJ.

Cortejo nas ruas da cidade é uma das iniciativas previstas na programação do Grupo de Trabalho Artes Cênicas na Rua - UFSJ / Divulgação

Cortejo nas ruas da cidade é uma das iniciativas previstas na programação do Grupo de Trabalho Artes Cênicas na Rua – UFSJ / Divulgação

E é exatamente dentro desse evento que a Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (Abrace) realizará a II Reunião Artístico Científica do Grupo de Trabalho (GT) Artes Cênicas na Rua.

A série de atividades voltadas ao setor acontece entre os dias 26 e 28 de julho, mas já tem inscrições abertas tanto para quem quiser garantir uma vaga nas ações quanto para quem quiser se apresentar no GT.

Nesses casos, a Abrace espera receber propostas de Intervenções Artísticas e Fóruns Temáticos que, dentre outros temas, podem abordar dança e práticas corporais; práticas performativas na rua e intervenção urbana; Teatro do Oprimido no contexto da Arte Pública; Artes Cênicas na Educação Superior; e história, registro e análise da produção teatral. Tudo isso, claro, no contexto das apresentações de rua.

Modalidades
De acordo com edital do próprio GT, que pode ser acessado no gtabracenarua.blogspot.com.br, os Fóruns Temáticos são “espaços de compartilhamento e síntese de pesquisas, possibilitando o diálogo entre os integrantes do GT”, além de “permitir uma perspectiva panorâmica das pesquisas desenvolvidas ou em desenvolvimento pelos respectivos pesquisadores”.

Já as Interferências Artísticas são apresentações “em formatos práticos que trazem à pesquisa retornos distintos, por meio do público que assiste às apresentações”. Ou seja: a questão acadêmica e científica envolve ambas as atividades. Nada disso, porém, significa que o público do evento é restrito, envolvendo artistas, estudantes, pesquisadores, professores e amantes das encenações livres.

Segundo o professor da UFSJ e vice-coordenador do GT Artes Cênicas Na Rua, Marcelo Rocco, o objetivo da associação é exatamente aproximar esses grupos. “Tudo isso através da descentralização do diálogo. São João del-Rei, aliás, é uma comunidade riquíssima em performances artísticas múltiplas nas ruas, passando inclusive pelo circo. Com o GT, há uma vitrine enorme para interação, troca de ideias e aprimoramento de quem faz essas ações acontecerem”, frisa.

Inscrições
Quem quiser apresentar uma proposta de comunicação em fórum temático ou interferência artística tem até a quinta-feira, 20, para submeter resumos no email abracenaruaufsj@gmail.com. A divulgação dos resultados está prevista para 31 de maio. No caso dos trabalhos científicos, aliás, eles poderão ser publicados em anais se forem enviados integralmente para a Comissão Organizadora do evento até 25 de agosto.

Já os interessados em assistir às realizações devem entrar em contato pelo mesmo endereço eletrônico informando nome completo, RG, telefone, instituição de origem (quando for o caso) e formação até 26 de junho.

Você pode ir para o final e deixar um comentário.

Deixe um comentário