? Acontece – 975 | Gazeta de São João del-Rei - O Jornal do Campo das Vertentes
SÃO JOÃO DEL-REI, Segunda-feira, 21 de Agosto de 2017  •  Ano XX  •  O Jornal do Campo das Vertentes

Acontece – 975

Nascimento

João Felipe e o filho Matthew: mais um neto para Clarice e Roberto - Foto: Acervo Pessoal

João Felipe e o filho Matthew: mais um neto para Clarice e Roberto – Foto: Acervo Pessoal

Há nove anos longe da terra natal, desde que se mudou para os Estados Unidos, casado com a americana Rachel Zimmerman, professora universitária, João Felipe Braga de Carvalho acaba de ser pai. Nasceu Matthew, primeiro filho do casal, dia 28 de abril, em Newark (New Jersey) onde moram. A chegada do mais novo membro da família, lindo e saudável, enche de alegria os avós brasileiros, Clarice e Roberto William de Carvalho, cuja descendência soma agora cinco netos. João Felipe e Rachel programam para breve a vinda a SJDR onde o pequeno Matthew será batizado.

Mestrado
O advogado e professor do IPTAN, Welinton Augusto Ribeiro, agora é mestre em Direito Ambiental. A dissertação “Patrimônio cultural e meio ambiente no estado socioambiental: desafios e perspectivas no exercício da cidadania” foi defendida na Escola Superior de Direito Dom Helder Câmara, em Belo Horizonte. Na plateia, o incentivo e apoio da bela esposa Natália Ávila. Sobre a pesquisa desenvolvida, Welinton faz questão de esclarecer: “o meio ambiente, contrariamente ao que muitos imaginam, envolve não somente o meio ambiente natural, mas também o meio ambiente artificial, o meio ambiente cultural (patrimônio histórico) e o meio ambiente do trabalho”.

Welinton junto ao Prof. Dr. Sebastien Kiwonghi Bizawu, seu orientador (esq.), Prof. Dr. André de Paiva Toledo (Dom Helder Câmara) e Prof. Dr. Deilton Ribeiro Brasil (Iptan), professor convidado - Acervo Pessoal

Welinton junto ao Prof. Dr. Sebastien Kiwonghi Bizawu, seu orientador (esq.), Prof. Dr. André de Paiva Toledo (Dom Helder Câmara) e Prof. Dr. Deilton Ribeiro Brasil (Iptan), professor convidado – Acervo Pessoal

A estrela sobe

Stephanie Paula, cada dia mais linda: foco na profissão - Foto: Acervo Pessoal

Stephanie Paula, cada dia mais linda: foco na profissão – Foto: Acervo Pessoal

Ano promissor para a modelo são-joanense Stephanie Paula. Desde o início do ano, quando teve breve participação na novela A Lei do Amor, o lado do ator José Mayer, Stephanie manteve seu flerte com a Globo. Veio então o convite para o programa do Faustão e, há um mês, Stephanie integra o time de beldades no quadro Ding Dong do tradicional Domingão do Faustão. Na Globo, uma rotina de ensaios e prova de figurinos que começa na sexta-feira e se prolonga até o domingo. “Eu estou me auto testando, vendo se gosto dessa nova experiência. Decidi arriscar e confesso que estou amando tudo”, disse Stephanie.

Muito trabalho
Aos 19 anos (20 no próximo dia 15 de maio), com muito empenho e foco, a jovem divide seu tempo entre o Rio, onde mora, cursa teatro e integra o cast da 40 Graus Models, e São Paulo, onde é gravado o programa. A mensagem carinhosa do pai, Adelmo José da Silva, nas redes sociais, resume tudo: “Agradecer e prosseguir com a mesma determinação e disciplina. Este é o segredo do bom êxito, filha”, disse Adelmo. A mãe, Fátima Carvalho, na torcida e no apoio. A família de Stephanie mora em Tiradentes. Pra quem quer segui-la: @stephaniepaaula

Stephanie Paula, cada dia mais linda: foco na profissão - Foto: Acervo Pessoal

Stephanie Paula, cada dia mais linda: foco na profissão – Foto: Acervo Pessoal

Aniversário
Festa para D. Eneida! Esta foi a ideia que moveu parentes e amigos mais íntimos de D. Eneida Ramalho, que se uniram para comemorar os seus 96 anos! E a festa que encheu de alegria a casa e o coração da aniversariante nonagenária foi em tudo especial, preparada com todo o cuidado e delicadeza pela cuidadora Valéria Monteiro junto aos amigos.

A aniversariante Eneida Ramalho, que completou 96 anos (5ª da esquerda para a direita) com as irmãs Araújo Resende, grandes amigas: Ana Maria, Maria José, Jane e Maria Helena (esq.), Inês e Dodora - Foto: Acervo Pessoal

A aniversariante Eneida Ramalho, que completou 96 anos (5ª da esquerda para a direita) com as irmãs Araújo Resende, grandes amigas: Ana Maria, Maria José, Jane e Maria Helena (esq.), Inês e Dodora – Foto: Acervo Pessoal

Viver e celebrar
O encontro ao cair da tarde de sexta-feira, 28, surpreendeu a aniversariante em sua própria casa, um imponente sobrado na Av. Eduardo Magalhães, onde ela sempre viveu, ao lado do estimado e saudoso irmão Elpídio Ramalho, atuante diretor do Colégio Estadual Cônego Osvaldo Lustosa. Leitora assídua desta Gazeta, alegre e muito elegante em tons de azul e colar de pérolas, D. Eneida recebeu os familiares e amigos interagindo com todos. Entre amigos, primos, sobrinhos e afilhados, José Maria, considerado como filho adotivo, lhe prestou bonita homenagem. Foi a vez de D. Eneida falar de sua satisfação com tudo aquilo, a casa cheia e os amigos por perto.

Bons momentos
No auge da noite, um vibrante parabéns, com bolo de chocolate e creme branco. E não faltaram docinhos, bombons e balões na decoração. A amiga Alzira Agostini Haddad alegrou a festa com seu acordeon e tocou especialmente para D. Eneida. Entre pérolas de um repertório seleto, Besame mucho. Entre os convidados, o sobrinho João Ramalho Neto, primos Aloísio Dias e João Bosco Barbosa, a amiga Leda Panzera, que deixou sua casa exclusivamente para estar com a aniversariante, Mercês Rios, Abgar Tirado, as irmãs Araújo Resende, com destaque para Ana Maria, a melhor amiga, além das cuidadoras Valéria Monteiro, Sandra Ribeiro, Eliana e Sônia Paiva, entre muito outros.

Cidadão Honorário
O Santíssimo Resort foi o palco para a entrega do título de Cidadão Honorário de Tiradentes. O evento, organizado pela Camara de Tiradentes, foi realizado dia 20 de abril e teve cerca de 200 convidados que marcaram presença no jantar que se seguiu à solenidade de entrega dos títulos de cidadania. Entre os homenageados o Desembargador José Afrânio Vilela, do TJMG, que foi duplamente homenageado, pois recebeu também o Diploma de membro fundador da Academia de Letras Jurídicas de São João del-Rei e Tiradentes. Em seu discurso, relembrou o ano de 1990, quando assumiu a Comarca de Resende Costa e tornou-se cooperador da Comarca de Tiradentes. “Devemos ao movimento que percorreu essas ruas e esses campos, a valorização da República, a utilização da democracia para a igualdade das pessoas perante a Lei”. Entre os agraciados, o Governador de Goiás (PSDB) Marconi Perillo Júnior, frequentador e apaixonado por Tiradentes, acompanhado da primeira dama Valéria Perillo, o Juiz Ernane Barbosa Neves, de SJDR, e a médica cubana Yacquelin Carbo Cisneiros.

Na foto, da esquerda para a direita: Cidinha e Oscar Araripe, Desembargador José Afrânio Vilela e sua esposa Gisela, Malu e Lourenzo Gontijo, empresários do ramo hoteleiro em Tiradentes e o advogado Wainer de Carvalho Ávila - Foto: Acervo Pessoal

Na foto, da esquerda para a direita: Cidinha e Oscar Araripe, Desembargador José Afrânio Vilela e sua esposa Gisela, Malu e Lourenzo Gontijo, empresários do ramo hoteleiro em Tiradentes e o advogado Wainer de Carvalho Ávila – Foto: Acervo Pessoal

Preservar pra quê?
Aberto à visitação pública desde 1963, o casarão do comendador João Antônio da Silva Mourão (1806-1866), hoje Museu Regional de SJDR representa um símbolo na luta pela preservação do patrimônio histórico da cidade. O imponente prédio de três pavimentos, no Largo Tamandaré resistiu ao progresso que, ao longo das décadas fez a cidade perder tanto de sua identidade. O conflito, que quase pos abaixo o casarão completa 70 anos e é o mote da exposição Preservar pra quê, dias 17 e 18 de maio, com entrada franca. Mais que contar essa história, tão complexa, a intenção da exposição é questionar sobre a importância da manutenção do patrimônio e, para os que defendem essa narrativa, perguntar: afinal, “Preservar pra quê?”. Abertura dia 17 e mesa redonda dia 18, às 19h30, sobre o tema Patrimônio em questão, às 19h30, além do lançamento do novo site do Museu.

Athletic
Com uma história que marca a cena social de São João del-Rei, desde sempre, com bailes, shows, e grandes festas de Réveillon, o centenário alvi negro, Athletic Club, sob a presidência do engenheiro Cláudio Gonçalves, em seu segundo mandato, é admirável na tentativa de proporcionar o melhor ao associado. Na sede esportiva e social, o empenho e o cuidado do presidente e seu braço direito, Alceu Correa, na vice-presidência financeira. O baile de Aleluia é prova inequívoca deste esforço e atraiu público seleto, como nas fotos abaixo. No dia 1º de junho, em coquetel vip no Resort Santíssimo, em Tiradentes, o Athletc lança os novos uniformes do clube para a temporada 2018. Entre as atrações, bateria do Gato de Botas e o casal de atores Adriana Sant’Anna e Rodrigão.

Soraya Cunha e Marcelo Almeida no Athletic: fãs dos Beatles - Foto: Demerval Filho / Divulgação

Soraya Cunha e Marcelo Almeida no Athletic: fãs dos Beatles – Foto: Demerval Filho / Divulgação

Alfredo Guimarães e Regina prestigiando o clube - Foto: Demerval Filho / Divulgação

Alfredo Guimarães e Regina prestigiando o clube – Foto: Demerval Filho / Divulgação

Zu Alvarenga com o casal Fernando e Ivone: alto astral - Foto: Demerval Filho / Divulgação

Zu Alvarenga com o casal Fernando e Ivone: alto astral – Foto: Demerval Filho / Divulgação

LUXO E LIXO
Luxo é a doação de órgãos, a exemplo do transplante de coração da pequena Charlotte, de um ano e cinco meses, nascida em Tiradentes. A cirurgia, no dia 18 de abril, foi possível graças à presteza e atitude da família doadora.

Lixo é a indústria das multas de trânsito, seja em âmbito municipal, estadual ou federal de modo “ arbitrário, indefensável e cobiçoso de aumentar a receita”, o que é diferente de zelar pela segurança no trânsito e punir infratores.

Você pode ir para o final e deixar um comentário.

Um comentário para “Acontece – 975”

  1. Samuel Arcanjo de Paiva disse:

    Minha querida e inesquecível professora Eneida Ramalho, confesso, com toda sinceridade do meu coração de ainda menino que a senhora foi a melhor professora de português que tive. Tudo acontecera nos bancos do Curso Anexo das Irmãs Vicentinas. Era uma vida iluminada refletida pelas luzes da bondade e da fé das Irmãs Ângela e Vicenza que faziam de nós meninos verdadeiros filhos de Deus.
    Trago na memória envelhecida dos meus 82 anos toda a história do livro Contos Pátrios de Olavo Bilac. Todo o drama que a senhora impulsionava na leitura de cada capítulo era tenso de emoção nos corações de todos nós alunos. Cada fim de semana, como se fosse uma novela, a senhora lia um capítulo. O drama em toda a sua plenitude ressoava em sua magistral interpretação da leitura como se a imagem dos acontecimentos desenrolasse diante nossas vistas.
    Uma alegria imensa em vê-la forte e com saúde aos 96 anos de idade. Muitas vezes, dona Eneida, em minhas férias, passei defronte a sua casa e quis bater em sua porta e encontra-la para dizer-lhe, com toda gratidão, que a senhora fora a principal incentivadora do amor pela escrita e leitura.
    Muita saúde e felicidades pela passagem de seu aniversário.
    O seu aluno de sempre:

    SAMUEL ARCANJO DE PAIVA -VERÍSSIMO-MG.- 06/05/17

Deixe um comentário