? Editorial: Esperar e agir | Gazeta de São João del-Rei - O Jornal do Campo das Vertentes
SÃO JOÃO DEL-REI, Terça-feira, 23 de Maio de 2017  •  Ano XIX  •  O Jornal do Campo das Vertentes

Editorial: Esperar e agir

Voltamos a falar sobre a pequena Charlotte nesta semana. Centro de uma campanha sobre doação de órgãos, a bebê tiradentina aguarda novo coração em Brasília após complicações no primeiro transplante a que foi submetida, há menos de um mês.

Clinicamente, diz-se que Charlotte conta com a ajuda de aparelhos para persistir lutando. Há, porém, outra forma de explicar sua força: a fé. Na página com seu nome no Facebook, com cerca de 9,9 mil apoiadores, não faltam mensagens sobre orações e energias positivas direcionadas à guerreirinha. Algo que também se percebe ao falar com os familiares dela. Mesmo diante do revés, o que se nota é otimismo, força, persistência e esperança em um “milagre para o milagre”. Charlotte, com menos de dois anos, já é chamada assim e lembra, mesmo sem ainda entender, sobre a necessidade de cuidar do próximo.

Doar órgãos é exatamente isso. Uma chance de nova vida para quem recebe a doação. Um legado de solidariedade para quem parte. Uma mensagem de empatia a quem acompanha essa história.

Por outro lado, se a situação da criança envolve espera, há outras, que rondam nosso cotidiano, que dependem de conscientização e ações coletivas simples para evitar diagnósticos assustadores.

Também nesta edição, lembramos que hoje, 13, é Dia D na Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe. O problema parece pequeno. Em geral, associamos a tosse, espirro e febre. Com isso, negligenciamos o potencial de vírus como o H1N1 e suas consequências – em alguns casos, inclusive, fatais. Boa leitura.

Você pode ir para o final e deixar um comentário.

Deixe um comentário