? Projeto visa reciclagem de lixo em Tiradentes | Gazeta de São João del-Rei - O Jornal do Campo das Vertentes
SÃO JOÃO DEL-REI, Terça-feira, 27 de Junho de 2017  •  Ano XIX  •  O Jornal do Campo das Vertentes

Projeto visa reciclagem de lixo em Tiradentes

Em tempos de consumismo e desgaste de recursos naturais, a associação Tiradentes Lixo Zero tem promovido um trabalho contra a corrente, com estratégias de educação ambiental, coleta, tratamento e destinação do lixo.

Entidade realiza coleta seletiva de lixo no município - Foto: Tancha Dirickson/Divulgação

Entidade realiza coleta seletiva de lixo no município – Foto: Tancha Dirickson/Divulgação

Andréa Dirickson, conhecida como Tancha, é fundadora e presidente do grupo e conta que a atuação dele está cada vez mais forte em Tiradentes, inclusive concorrendo a prêmios e recebendo homenagens.

Andréa frisa, ainda, que a associação e a cooperativa Tiradentes Recicla são entidades complementares. A última, registrada no dia 19 de abruk, realiza coleta, triagem, enfardamento e venda do lixo reciclável.

A coleta
Às segundas-feiras a cooperativa realiza a coleta de lixo reciclável em pousadas e ecopontos, localizados em cinco escolas, sendo uma delas a APAE. Já às terças, a coleta é realizada em restaurantes e outros estabelecimentos comerciais; e caso seja agendada, pode haver uma coleta especial às quartas.

Por fim, às quintas, o caminhão da Prefeitura realiza a coleta do lixo reciclável dos moradores entre 14h e 16h e encaminha tudo para a cooperativa. Tancha também lembra que, caso alguém perca o dia da coleta, é possível levar o lixo até a cooperativa, aproveitando a oportunidade para conhecer o trabalho que realiza.

Escola
Junto à Escola Estadual Basílio da Gama, a Tiradentes Lixo Zero está desenvolvendo o projeto Fazendo o futuro. Através dele, promove ações diversas como a produção de um carro alegórico para o Carnaval e o programa Trilhas Limpas. A associação também desenvolveu o “Passaporte do Jovem Ambientalista”, distribuído entre as instituições de ensino para que os alunos engajados com a causa possam receber carimbos em cada ação que promoverem ou participarem.

Mostra
Em mais uma proposta voltada para a Educação Ambiental, entre os dias 8 e 11 a associação realizará a mostra Lixo para crianças do Ensino Público no Centro Cultural Yves Alves. Nela serão exibidas obras premiadas como os documentários Lixo Extraordinário e Catadores de História. A mostra é resultado de uma parceria entre o Centro Cultural, a Secretaria de Educação e a Escola Estadual Basílio da Gama.

Apoio
A associação aceita ajuda voluntária, seja atuando diretamente ou via doações para atividades como o Bazar do Reuso, realizado na tentativa de levar os alunos com mais carimbos no passaporte para um passeio em Inhotim.

Em breve, a Tiradentes Lixo Zero também vai disponibilizar carnês para que moradores e negócios locais possam realizar doações. Metade do valor será revertido para a cooperativa Tiradentes Recicla e a outra metade para a associação.

Para aqueles que não puderem contribuir financeiramente ou com mão de obra, Tancha lembra da importância da conscientização a respeito dos “5 R’s”: reduzir e repensar o consumo, recusar o consumo de produtos de alto impacto socioambiental, reaproveitar e reciclar.

Parceiros
Atualmente a associação e a cooperativa estão atuando em conjunto com a Prefeitura de Tiradentes para elaborar um edital de coleta de lixo em São João del-Rei. A empresa contemplada trabalhará em parceria com as entidades quanto à destinação do lixo reciclável.

Já o próximo bazar está previsto para acontecer no Largo das Forras nos dias 3 e 4 de junho, junto ao festival Blues e Jazz. Para outras informações acesse facebook.com/tiradenteslixozero.

Você pode ir para o final e deixar um comentário.

Um comentário para “Projeto visa reciclagem de lixo em Tiradentes”

  1. DALVA LARA disse:

    Parabéns Tiradentes! Avante São João del Rei! Que a coleta de lixo em São João del Rei possa nos dar orgulho!Nossa cidade precisa organizar seus resíduos, são milhares de sacolinhas de supermercado a encher sacos e lixão!Vamos nos educar para a cidadania . Quero ser voluntária desse projeto!Queremos um meio ambiente digno !

Deixe um comentário