? Editorial: Atenção | Gazeta de São João del-Rei - O Jornal do Campo das Vertentes
SÃO JOÃO DEL-REI, Terça-feira, 27 de Junho de 2017  •  Ano XIX  •  O Jornal do Campo das Vertentes

Editorial: Atenção

Três jovens com idades entre 13 e 22 anos morreram em um acidente na BR-265. A ocorrência foi registrada na noite de domingo, 11. Horas depois, na segunda-feira, 12, um homem de 29 anos foi a quarta vítima fatal das estradas locais em um choque entre caminhões. A edição da Gazeta estava sendo fechada na tarde de terça, 13, quando novo comunicado chegou à Redação: outra pessoa, com a mesma idade, havia perdido a vida em uma queda de ponte nos arredores de Piedade do Rio Grande.

Todas os casos serão submetidos a perícia. Nenhum deles tem qualquer resposta definitiva sobre suas causas, que podem envolver inclusive falhas mecânicas. Mas há situações em que fortes indícios apontam para imprudência protagonizada por uma das partes envolvidas. Em todas as elas, além dos mortos, houve feridos. Cinco no total.

Um dos condutores saiu da ocorrência sem machucados aparentes. Não se pode, porém, dizer que voltou para casa ileso. O trauma fica. Inclusive em quem sequer estava lá. Para familiares, resta a dor da perda, do desespero, do choque. Para quem lê essas histórias, o medo crescente de cruzar estradas. Para quem as escreve, o lamento por notícias sangrentas e tristes que se tornam recorrentes.

Há um discurso comum quando o assunto é direção: “Ao volante, você precisa dirigir para si e para quem vem em sua direção”. Um clichê sempre válido que envolve ética, prudência, segurança, empatia e, acima de tudo, respeito a leis vigentes.

Os números, o passar do relógio e as consequências pesam de forma até injusta na balança das decisões. Um segundo de deslize é suficiente para momentos incontáveis de pavor – a quem sobrevive. Para outros, não há chance de sentir qualquer outra coisa. É o fim. Boa leitura.

Você pode ir para o final e deixar um comentário.

Deixe um comentário