? Vertentes vai receber encontro de bandas | Gazeta de São João del-Rei - O Jornal do Campo das Vertentes
SÃO JOÃO DEL-REI, Terça-feira, 26 de Setembro de 2017  •  Ano XX  •  O Jornal do Campo das Vertentes

Vertentes vai receber encontro de bandas

Conhecida nacionalmente, a música A Banda, é uma poética composição de Chico Buarque. “Estava à toa na vida, o meu amor me chamou pra ver a banda passar cantando coisas de amor”. Os versos soam como um convite para prestigiar os tradicionais Encontros de Bandas que acontecem na região e que no caso de Conceição da Barra terá realizada a sua 1ª edição amanhã, 16.

Conceição da Barra de Minas realiza primeiro Encontro de Bandas. Na foto a Corporação Nossa Senhora da Conceição no desfile de 7 setembro do ano passado - Foto: Secretaria de Cultura e Turismo / Divulgação

Conceição da Barra de Minas realiza primeiro Encontro de Bandas. Na foto a Corporação Nossa Senhora da Conceição no desfile de 7 setembro do ano passado – Foto: Secretaria de Cultura e Turismo / Divulgação

Segundo o regente e maestro Vagner Souza, o evento reunirá músicos e admiradores dessa tradição que já está enraizada na história do município e que embala diferentes gerações. “O encontro reforça a cultura musical da cidade, além de promover a confraternização entre os músicos”, conclui Souza. O cenário das apresentações será a praça central.

A identidade musical da localidade teve um impulso no ano de 2016, quando a Corporação Musical Nossa Senhora da Conceição ganhou o título de Patrimônio Cultural Imaterial do município. O grupo que possui atualmente 47 integrantes e mais de 20 alunos em fase de aprendizagem, passou por um processo de reestruturação nos últimos anos e hoje se encontra em pleno funcionamento.

De acordo com o Secretário de Cultura do município, Filipe Ávila, a banda possui reconhecimento na região e é motivo de orgulho dos conceicionenses. “O Encontro é uma forma de homenagear a corporação. Contaremos nessa primeira edição com a presença de aproximadamente 450 músicos da região. Já confirmaram a participação de nove bandas oriundas de localidades como São Sebastião da Vitória, Bom Sucesso, Macuco de Minas, Itutinga, Piedade do Rio Grande, Barroso e São João del-Rei”. Em termos de estrutura e para melhor recepção do público o evento contará com praça de alimentação onde será servido almoço e café.

Programação
Entre 8h e 9h será servido aos músicos o café da manhã na Escola Municipal Professor Joaquim Pinto Lara. As atividades têm início às 9h com o desfile individual de bandas com destino à Praça Central. As 10h acontece o hasteamento das bandeiras e a abertura oficial com a execução do hino nacional. Em seguida todos os músicos se reúnem para a formação do bandão. Já as 10h30 principiam as apresentações individuais das corporações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *