? Acontece 989 | Gazeta de São João del-Rei - O Jornal do Campo das Vertentes
SÃO JOÃO DEL-REI, Segunda-feira, 21 de Agosto de 2017  •  Ano XX  •  O Jornal do Campo das Vertentes

Acontece 989

Nascimento

Benício com os avós maternos: Luiz Otávio e Valéria: tempos de ternura - Foto: Acervo Pessoal

Benício com os avós maternos: Luiz Otávio e Valéria: tempos de ternura – Foto: Acervo Pessoal

Tempos de alegria e amor com o nascimento de Benício, primeiro filho de Paula Azevedo Junqueira e Thiago Caiafa, dia 31 de julho, em Juiz de Fora. O lindo recém-nascido é neto de Maria Clara e Wagner Caiafa (in memoriam) e de Valéria Azevedo e Luiz Otávio Guedes Junqueira que estiveram em Juiz de Fora para receber o primeiro neto. Os jovens avós estão rindo atoa e não é para menos. Benício chegou cheio de saúde e rodeado pelo carinho e amor dos pais e avós corujas.

Despedida
Com a partida de Lamartine Lara de Carvalho, aos 49 anos, familiares e amigos se unem em silenciosa indagação: por que? Se não nos é possível entender os mistérios da vida e da morte, seu falecimento no domingo, 29 de julho, evidencia a estima de todos pelo homem generoso e solícito e a admiração unânime pelo empresário à frente de seu tempo, cuja trajetória marca o arrojo do grande empreendedor.

Nasce um empresário

Lamartine Lara de Carvalho: o  charme e carisma do grande empresário - Foto: Acervo Pessoal

Lamartine Lara de Carvalho: o charme e carisma do grande empresário – Foto: Acervo Pessoal

E se a vida é curta, diz o ditado, para Lamartine foi intensa, na medida em que fez valer cada dia do tempo que lhe foi concedido. Vislumbrou novos horizonte, cavou oportunidades, potencializou suas chances e valorizou, acima de tudo, o trabalho. Foi assim que, aos 16 anos, se mudou da terra natal, Capelinha, distrito de São Tiago, para trabalhar como balconista de farmácia, pontapé inicial para uma história de sucesso. De lá, se mudou para Prados, onde abriu sua primeira farmácia e na sequência, duas lojas em São Tiago. Visionário e rápido na captação de mercado, se mudou para São João del-Rei e inaugurou a primeira farmácia do que seria a Rede de Drogarias São João.

História de sucesso
Com o faro apurado para os negócios e a ousadia concedida aos empreendedores, em curto tempo a rede azul e branco se destacou em São João del-Rei com várias lojas no Centro, Fábricas, Matosinhos, Colônia e Rio das Mortes. Seu último empreendimento, há cerca de quatro anos foi a Rede Farmelhor, com farmácias no Centro e Matosinhos. Carismático por natureza, foi no dia a dia do comércio e do balcão que, sabiamente, aprendeu a ouvir, captando as demandas dos clientes. Na ACI del-Rei, colaborou como Diretor Administrativo, sendo também membro da Loja Maçônica de Prados.

Família
Em tudo, foi assessorado de perto pela bela farmacêutica Rosijane Canaan de Carvalho, paixão de uma vida inteira, com quem se casou em 1996. Faz parte dessa história o filho único do casal, Leonardo José Canaan, 21 anos, que estuda Direito na UFMG e passa a administrar as empresas da família. Caçula entre três irmãos, deixa a mãe Geraldina Lara de Carvalho.

Querido e admirado
Lidiane Maria Canaan Carvalho, sócia e cunhada, fala do amigo popular em todas as rodas, festeiro, apaixonado por futebol – atleticano de alma! – e por uma boa conversa. “Sócio, amigo e conselheiro. Vai fazer muita falta, mas sempre deixará sua marca na popularidade da farmácia. Mais que irmão, participou de todas as decisões importantes da minha vida!”

“Como comerciante era excelente, mas foi ainda melhor como ser humano”, comentou o primo José Martins Pereira (Martinho), lembrando a sensibilidade do amigo em ajudar quem dele precisasse.

Para sempre
Homenagens, flores e a presença de muitos amigos marcaram a despedida, com velório e missa na Igreja de São Francisco. Em respeito à sua vontade foi cremado em Belo Horizonte. O amigo Pe. Claudir celebrou a missa de 7º dia no sábado, 5, na Igreja de São Judas Tadeu. Na Colônia, familiares se reuniram em sua memória na sexta-feira, 4 de agosto, dia em que completaria 50 anos. Deixa em todos uma saudade gigante e a presença eterna, própria dos que passaram pela vida com luz própria.

Bem vindo
Família em festa com o nascimento de José Vitorelli Fagundes, filho da são-joanense Karolina Vitorelli e Vinícius Vilela Fagundes, dia 28 de julho, em Varginha, onde mora o casal. A estimada avó Neyde Diniz Lima viajou a Varginha para receber o primeiro neto, que chegou lindo e saudável com 3,5 kg e 50 cm. Ao lado do avô Edilson, não esconde o orgulho e alegria. Os avós paternos são Magdete Vilela e José Odoni Fagundes. Os padrinhos já foram escolhidos e serão a avó paterna, Magdete e o avô materno, Edilson Euzébio de Lima.

Celebrando a formatura

O formando Eduardo com a irmã Carolina durante a colação de grau - Foto: Acervo Pessoal

O formando Eduardo com a irmã Carolina durante a colação de grau – Foto: Acervo Pessoal

Fechar um ciclo, iniciar outra etapa de vida, rumo ao mercado de trabalho ou novos estudos, formar é sempre um grande acontecimento e merece celebração. Foi assim com o jovem Eduardo Bassi Simoni que, no último fim de semana, se formou em Bioquímica pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), campus Divinópolis. O mérito é ainda maior, com a notícia de sua aprovação, aos 22 anos, entre os primeiros colocados, na seleção de Mestrado na Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Dupla comemoração
A festa em Divinópolis, foi portanto, dupla comemoração e reuniu os pais, o são-joanense Eduardo Bassi que veio de Belém e July Simoni, que veio da Bolívia para São João del-Rei, a irmã Carolina, amigos de infância, entre os quais João Pedro, Gabriel, João, Thiago, Luis Felipe, Jordano, João Paulo, Leonardo e Emanuel. Os primos Patrícia e Jaime Bassi foram a Divinópolis para a colação e baile. Galileu e Cida prestigiaram a missa em ação de graças.

Eduardo com a família: a mãe July Simoni, boliviana de Santa Cruz de La Sierra, o pai Eduardo Bassi, que mora em Belém e a irmã Carolina - Foto: Acervo Pessoal

Eduardo com a família: a mãe July Simoni, boliviana de Santa Cruz de La Sierra, o pai Eduardo Bassi, que mora em Belém e a irmã Carolina – Foto: Acervo Pessoal

Mérito

Eduardo (Dudu) com os amigos são-joanenses: festa em Divinópolis - Foto: Acervo Pessoal

Eduardo (Dudu) com os amigos são-joanenses: festa em Divinópolis – Foto: Acervo Pessoal

Durante a colação de grau, o orador da turma fez jus à tradição, e destacou individualmente, cada colega. “Conforme o tempo ia passando, fomos percebendo um Eduardo amigo, parceiro da galera, que senta e bebe em qualquer lugar, e que, além de tudo, tira nota boa em tudo! Inteligência é outro nível! Enquanto seres normais estudam seis meses para passar no mestrado, esse cara aí estudou uma semana e passou nos primeiros lugares da UFV. Você representa a simplicidade!

Tempos de Arte
A bela pintora Karine Kischinhevsky integra o seleto time de artistas da exposição We Live Art, até dia 27 de agosto na Livraria Leitura do Shopping Viaparque, no Rio de Janeiro. A exposição integra a série de eventos em comemoração aos 50 anos da Livraria Cultura. Karine participa com duas obras de sua série Mulheres (óleo sobre tela, 80 x 80) e abrilhanta a segunda etapa da exposição que se inaugura amanhã, 13. O convite para participar veio da curadora Lizandra Miguel, do grupo “Vivemos Arte”.

A artista Karine Kischinhevsky junto a um dos quadros da série “Mulheres”: exposição no Rio de Janeiro tem abertura amanhã - Foto: Acervo Pessoal

A artista Karine Kischinhevsky junto a um dos quadros da série “Mulheres”: exposição no Rio de Janeiro tem abertura amanhã – Foto: Acervo Pessoal

Mais sobre Karine
Karine Kischinhevsky sempre gostou de pintar, mas foi pelas mãos do professor e artista plástico João Bosco Gamalielo que se aperfeiçoou e alçou vôo, mostrando o seu trabalho e participando regularmente de mostras de pintura. A primeira grande exposição foi em Nova York, em 2012, e não parou mais. Em 2015, a convite da curadora Ângela Oliveira passou a integrar o grupo de artistas são-joanenses em exposições internacionais, a saber, Portugal, Áustria, entre outros países.

Visita e emoção - Mariléa Oliveira cruzou o Brasil para visitar a filha, Isabella Rodrigues, que mora em São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas. O município faz divisa com a Bolívia e a Venezuela. A linda Isabella é casada com o militar Margollin Marg. Dias de turismo conhecendo as belezas de São Gabriel da Cachoeira e sobretudo, de encontro e abraço apertado, matando as saudades - Foto: Acervo Pessoal

Visita e emoção – Mariléa Oliveira cruzou o Brasil para visitar a filha, Isabella Rodrigues, que mora em São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas. O município faz divisa com a Bolívia e a Venezuela. A linda Isabella é casada com o militar Margollin Marg. Dias de turismo conhecendo as belezas de São Gabriel da Cachoeira e sobretudo, de encontro e abraço apertado, matando as saudades – Foto: Acervo Pessoal

LUXO E LIXO
Luxo é a campanha em prol do Albergue Santo Antônio, realizada pela Perfil Consultoria Júnior, empresa ligada ao curso de Psicologia da UFSJ. Doações podem ser entregues nas paróquias de Dom Bosco, Matosinhos e São Sebastião, em Santa Cruz de Minas.

Lixo são os buracos e falta de sinalização no calçadão da Av. Leite de Castro, dificultando e colocando em risco a vida de quem faz caminhada no local.

Você pode ir para o final e deixar um comentário.

Deixe um comentário