? Assunção de Nossa Senhora é celebrada | Gazeta de São João del-Rei - O Jornal do Campo das Vertentes
SÃO JOÃO DEL-REI, Segunda-feira, 23 de Outubro de 2017  •  Ano XX  •  O Jornal do Campo das Vertentes

Assunção de Nossa Senhora é celebrada

Em São João del-Rei os dobres e repiques dos sinos estão sempre transmitindo mensagens. Desde o último sábado, 5, eles anunciam mais uma celebração do calendário litúrgico. Missas, novenas e procissões marcam as comemorações que têm seu Dia Maior na próxima terça-feira, 15, com a solenidade de Assunção de Nossa Senhora.

Imagem de Nossa Senhora da Assunção - Foto: Dimas Oliveira / Divulgação

Imagem de Nossa Senhora da Assunção – Foto: Dimas Oliveira / Divulgação

A temática da festa este ano é Maria, Modelo de Fé e seguimento de Cristo, já que em 2017 é comemorado o Ano Nacional Mariano. A festividade é organizada pela Confraria de Nossa Senhora da Boa Morte desde 1735, ano de fundação da Paróquia da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar. A parte musical fica à cargo da Orquestra Lira Sanjoanense, que desde 1776 realiza suas funções na festa. O último dia da novena em honra a Nossa Senhora da Boa Morte é neste domingo, 13, às 19h.

Programação
Amanhã, logo após o exercício da novena, a Orquestra Lira Sanjoanense executará a obra Overture, do compositor Luiz Baptista Lopes, enquanto no mesmo momento se inicia o repique de sinos A senhora é morta.

Já na segunda-feira, 14, as atividades começam pela manhã, às 7h com a santa missa. Às 8h tem início a Vigília da Assunção de Nossa Senhora. Às 19h, o Bispo Diocesano de São João del-Rei, Dom Célio de Oliveira Goulart, irá presidir a Missa Solene. Logo após, sairá pelas ruas do Centro Histórico a procissão em honra a Nossa Senhora da Boa Morte.

Na terça-feira, 15, as missas serão celebradas no período da manhã, às 7h e às 9h30. Já à tarde, às 15h, será celebrada a missa pelas almas dos compositores Pe. José Maria Xavier (130 anos de falecimento) e Luiz Baptista Lopes (110 de falecimento). Às 17h, a celebração será na intenção de todos que contribuíram para realizar a festividade em 2017.

Logo depois, às 18h, sairá da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar a procissão com as imagens de Nossa Senhora da Assunção e Nossa Senhora da Glória. No retorno do cortejo à Catedral, será entoado Te-Deum laudamus e, em seguida, haverá a Benção do Santíssimo. A programação completa pode ser conferida pelo link http://bit.ly/AssuncaoSJDR.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *