? Dores de Campos celebra tropeiros | Gazeta de São João del-Rei - O Jornal do Campo das Vertentes
SÃO JOÃO DEL-REI, Segunda-feira, 21 de Agosto de 2017  •  Ano XX  •  O Jornal do Campo das Vertentes

Dores de Campos celebra tropeiros

Hoje, 12, é dia de comemoração na Cidade do Artesanato em Couro, com a terceira edição da Festa do Tropeiro. O evento tem como grande atração o desfile de tropas, procurando resguardar e fidelizar ao estilo e trará ainda acompanhamento do feijão tropeiro de graça para o público no Espaço Cultural da Figueira Encantada. A festa começa bem cedo, às 6h.

Festa do Tropeiro em Dores de Campos tem como um dos objetivos resgatar a tradição local - Foto: Helbert José Aliani Silva / Divulgação

Festa do Tropeiro em Dores de Campos tem como um dos objetivos resgatar a tradição local – Foto: Helbert José Aliani Silva / Divulgação

Os recursos para a realização do evento foram adquiridos por meio de patrocínio e doações de empreendedores locais, além da venda de camisas da festividade. Segundo o comerciante e um dos organizadores, João Antônio de Ferreira Andrade, o objetivo do evento é relembrar a tradição tropeira para Dores de Campos. “Somos a cidade que possui maior vínculo com essa tradição, então queremos retratar e resgatar os aspectos daquela época”, explica.

Programação e homenageados
Como está informado no portal de Dores de Campos, as ações começam bem cedinho, às 6h, com o café para os que gostam de acordar com o cheiro da manhã. Às 10h acontece a abertura oficial com o hasteamento das bandeiras pelas autoridades do município e, às 11h, será servido o tira-gosto enquanto acontece a preparação do Feijão Tropeiro. Para animar o almoço, ao meio dia acontece show com a sanfoneira Letícia Coimbra. Às 13h30 será servido o prato principal da festa, marcando também a chegada da Tropa e Comitiva de Prados; além dos animais do Rancho Tropeiro e sua comitiva de Dores de Campos.

Já a partir da 14h acontecem apresentações musicais começando com a Banda Faz, às 15h30 e show com a banda Convicção Sertaneja. Às 18h haverá pausa para a Santa Missa na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores e, às 20h, acontece Retreta em homenagem ao Dia dos Pais, com a Sociedade Musical São Sebastião, antecipando show com Yago Vianna.

Os homenageados para essa edição serão Antônio Rodrigues Pereira, popularmente conhecido por Bestagem, representando o tropeiro dorense; a memória de Landir Belchior, com a presença de Giordania e Lilia Belchior; e Carlos Magno Malta, o Carlinhos, em nome dos comerciantes e empreendedores dorenses.

Você pode ir para o final e deixar um comentário.

Deixe um comentário