? São João vai sediar Troféu Binhá hoje | Gazeta de São João del-Rei - O Jornal do Campo das Vertentes
SÃO JOÃO DEL-REI, Segunda-feira, 23 de Outubro de 2017  •  Ano XX  •  O Jornal do Campo das Vertentes

São João vai sediar Troféu Binhá hoje

O tradicional Troféu Binhá retorna hoje, 12, com a sua 28° edição. E a partir das 8h o Athletic Club começará jornada para tentar ampliar o título nas piscinas, mantido com a equipe nas últimas três edições. O torneio é realizado pela MG Esportes em parceria com o Athletic, que terá pelo caminho fortes concorrentes como as equipes CAT Maré, de Barbacena; CP Pratique, de Belo Horizonte; e Bom Pastor, de Juiz de Fora.

Atletas do Athletic de natação. Alguns integrantes do grupo irão participar do Troféu Binhá este ano - Foto: Thaylana Zanith / Divulgação

Atletas do Athletic de natação. Alguns integrantes do grupo irão participar do Troféu Binhá este ano – Foto: Thaylana Zanith / Divulgação

Segundo Fernanda Layra Ribeiro, professora de Natação do clube são-joanense, “esses grupos têm se destacado nos últimos torneios e vêm para esta edição como fortíssimos candidatos e concorrentes diretos do alvinegro, o que só aumenta o nível do campeonato”.

Como calculou a treinadora, a expectativa é de que 250 atletas de oito cidades da região das Vertentes e Zona da Mata mergulhem nas piscinas do Athletic Club. Haverá, ainda, participação de graduandos em Educação Física da Uniptan e Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

A Competição
Os nadadores serão distribuídos nas categorias Pré-Mirim, Mirim, Petiz e Infantil disputando na parte da manhã, Já Júnior, Juvenil, Máster 20+ e Máster 80+ competirão no período vespertino.
O objetivo geral do torneio, para Fernanda, é “divulgar os atletas e a Natação dentro da cidade de São João del-Rei, ao mesmo tempo em que atrai representantes de outros municípios para competir aqui”, diz.

Também de acordo com ela, a equipe do Athletic ficou oito anos sem ganhar. O clube, porém, mudou esse cenário nos últimos três anos. “Com o tempo, buscamos mais nadadores, reforçando nossa equipe enquanto motivávamos o crescimento interior. Também procuramos conciliar as provas, aprimorando o desempenho de cada um”.

Premiação
A professora de Natação explicou que serão premiados os atletas que ocuparem o pódium em 1°, 2° e 3° lugares em todas as categorias e nas quatro modalidades de nado. A cada atleta é permitida a participação em duas provas individuais, além do revezamento.

Já as crianças das categorias Pré-Mirim e Mirim recebem premiação por participação, independentemente do resultado. O intuito, com isso, é incentivar a prática do esporte desde a infância.

No Troféu Binhá ocorrerá, ainda, a competição por clubes. Nessa dinâmica, a pontuação de cada atleta dos clubes será somada. Os cinco clubes com os melhores resultados receberão troféus.
Outra premiação será individual e destacará os atletas com os melhores números em sua categoria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *