? Acontece 999 | Gazeta de São João del-Rei - O Jornal do Campo das Vertentes
SÃO JOÃO DEL-REI, Domingo, 19 de Novembro de 2017  •  Ano XX  •  O Jornal do Campo das Vertentes

Acontece 999

Casamento
Devota de Nossa Senhora do Carmo, nascida e criada no Largo do mesmo nome, era natural que a bela igreja do Monte Carmelo fosse a escolha de Simone Teixeira para o seu casamento com Lucas Tiago Martins. E assim, a história que começou há cinco anos no Encontro de Motos de Tiradentes, quando o casal se conheceu, foi oficializada pelo amor, numa linda cerimônia conduzida por Pe. Ilton, e abençoada pelos pais, Candida Ferreira e Quincas Teixeira e Aparecida Alvarenga de Sousa e João Rodrigues Martins, in memorian.

Simone e Lucas em ensaio pre-wedding: e tudo começou assim... - Foto: Alisson Macedo / Divulgação

Simone e Lucas em ensaio pre-wedding: e tudo começou assim… – Foto: Alisson Macedo / Divulgação

Amor em evidência
Serenata organizada pelos pais da noiva e animada pelo Clube da Seresta anunciou o grande dia. Totalmente florida em tons de rosa, a beleza das flores e do próprio templo foram refletidas no tapete espelhado que iluminou toda a nave, ponto alto da decoração. Cortejos cumpriram o clássico ritual na espera da noiva, anunciada por três trompetes. Na sequência, a imponente Marcha de Mendelsohn seguida da música “Foi Deus”, pelo grupo Essência. No belo vestido, aplicações em renda soutache, assim como a mantilha, e decote debruado em strass, escolhido com a ajuda da irmã Michelle que, mesmo morando em São Paulo, esteve sempre presente. Uma linda noiva em seu traje clássico e romântico, como sempre sonhou.

Símbolo de união
A inovação ficou por conta dos sobrinhos dos noivos, Thales, Davi e Diego, a quem coube a missão de conduzir o símbolo da união como “seguranças das alianças” em estilo descontraído e moderno. Familiares e amigos vieram de Santana do Jacaré, terra natal do noivo, ao sul de minas, e se encantaram com a beleza histórica de SJDR. Marco de alegria e confraternização, a recepção para 350 convidados foi em tudo especial.

Os noivos Simone e Lucas: alegria contagiante em um lindo casamento - Foto: Alisson Macedo / Divulgação

Os noivos Simone e Lucas: alegria contagiante em um lindo casamento – Foto: Alisson Macedo / Divulgação

Tempo de festejar
Pela experiência da noiva e sua madrinha Nicole, na organização de festas, era de se esperar uma grande noite. E desta vez Simone pode sentir a alegria de ser a noiva, planejando cuidadosamente todos os detalhes. Com a elegância que a ocasião inspira, a imponente mesa do bolo, decorada em tons de rosa e marsala foi ponto de encontro para os brindes entre orquídeas, astromélias e boca de leão. Bolo de cinco andares e um varal de luzes completaram o décor.

Na pista
O ponto alto da noite foi a dança dos noivos e padrinhos, coreografados por Rômulo Nascimento. A apresentação, que surpreendeu e divertiu os convidados teve grand finale com cascata de fogos sobre os noivos. Os convidados encheram de alegria a pista de dança que foi até o amanhecer. Noite de encontro e celebração com familiares vindos de Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas, evidenciando o prestígio do casal.

Intercâmbio

A linda Luiza Andrade Tomáz na Universidade de Algarve, em Portugal: valorizando as oportunidades - Foto: Acervo Pessoal

A linda Luiza Andrade Tomáz na Universidade de Algarve, em Portugal: valorizando as oportunidades – Foto: Acervo Pessoal

Dedicado funcionário da Rádio São João del-Rei, Amado Rodrigues Tomáz está orgulhoso e feliz. Ele e Adriana Silva de Andrade comemoram o sucesso da filha Luiza Andrade Tomáz, 20 anos, estudante de Nutrição na UFMG, que acaba de ganhar bolsa de estudos para estudar no exterior. A são-joanense Luiza e mais 13 alunos de diversos cursos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) participaram de concorrido processo seletivo e conquistaram uma vaga para estudar na Universidade de Algarve (UAlg), em Faro, Portugal.

Oportunidade
Com processo seletivo anual e possibilidade de bolsas, o Minas Mundi é um programa de mobilidade internacional que visa promover o intercâmbio cientifico e cultural entre a Universidade Federal de Minas Gerais e instituições estrangeiras parceiras, proporcionando aos alunos de graduação da UFMG uma experiência acadêmica internacional, que valorizará seu Curriculum e Histórico Escolar.

Lions
O Lions Club prepara grandioso jantar para 400 talheres, dia 1º de novembro, desta vez em prol do Hospital Nossa Senhora das Mercês. Os chefs Ronie Peterson e Mauro de Paula, do Senac Grogotó, apresentam sua Cozinha Show a quatro mãos e virão a Tiradentes filantropicamente. Além do preparo dos chefs, que dispensam apresentações, música ao vivo com o Clube da Seresta e todo o capricho do Lions no belo cenário da Pousada Pequena Tiradentes, conspiram a favor de uma noite perfeita. Com o apoio de toda a equipe, a coordenação do evento é de Lilian Rodrigues. O cartaz do evento, em rosa e azul, faz alusão à importância das campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, de conscientização do câncer de mãma e de próstata, abraçadas pelo clube. Ajude o Lions a ajudar, reservando desde já o seu convite!

Rotary
O Dia das Crianças, comemorado no dia 12 de outubro, foi o mote para reflexões sobre o lado avesso da infância no Brasil mobilizando pessoas e instituições em diversas campanhas em prol dos pequenos. A Casa da Amizade do Rotary Club, como de costume, fez a alegria dos meninos e meninas da Creche Semente do Amanhã, no bairro Pio XII , promovendo uma tarde inteira de festa com lanche farto, presentes e brincadeiras. “Fazemos este trabalho todos os anos através de doações dos amigos, com os quais recolhemos material para o bazar da pechincha que realizamos duas vezes ao ano. O próximo passo será a festa do Natal das crianças que também já faz parte do nosso calendário” explicou a presidente da Casa da Amizade, Alcimara Leão.

Integrantes da Casa da Amizade junto às crianças da Creche Semente do Amanhã - Foto: Acervo Pessoal

Integrantes da Casa da Amizade junto às crianças da Creche Semente do Amanhã – Foto: Acervo Pessoal

Despedida
Amantes da natureza, das flores, do meio ambiente estão de luto. Após 27 anos à frente do viveiro de mudas da Fazenda do Pombal, Sílvio Raimundo Rodrigues nos deixou, sem tempo para despedidas. Para a família e os inúmero amigos, sua partida prematura, aos 58 anos, foi brusca, inesperada e inexplicável, deixando mais triste o início da primavera.

Dedicação
Às sete da manhã, com sol ou chuva, Silvio estava em seu posto. Até as cinco da tarde, era encontrado na lida diária do viveiro, onde fazia de tudo – do planejamento da produção à venda das mudas, passando pela coleta de sementes, irrigação, manutenção dos equipamentos, coordenação dos ajudantes, recebimento de crianças de escolas que vinham para um dia de educação ambiental. No pequeno escritório onde atendia os compradores, livros sobre árvores brasileiras e plantas ornamentais eram os companheiros que o ajudaram a se tornar uma enciclopédia sobre o assunto. O brilho dos olhos evidenciava a paixão pelo que fazia e o prazer em trabalhar na Fazenda do Pombal, hoje Floresta Nacional de Ritápolis, uma unidade de conservação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. (ICMBio).

Trabalho voluntário
Mas Sílvio amava ainda mais o futebol, afirmam os que privavam de seu convívio. Nos fins de semana, no povoado de Penedo, em Ritápolis, onde nasceu, coordenava quatro times de futebol: Expressinho, Canto do Rio, Independente e Veterano. Tinha orgulho em mostrar as fotos de cada jogo e campeonato. Assim, promovia a saúde, o lazer e a distância das drogas em sua comunidade natal. E sabia da importância desse trabalho, que lhe dava tanta alegria. Por tudo que ele fez por tantos, no dia primeiro de outubro, a comunidade de Penedo se reuniu para homenageá-lo. E tinha que ser num campo de futebol! A emoção foi grande e visível. As camisas tinham sua foto estampada. Balões brancos, a família reunida no campo, a mensagem lida pela filha Lorrane e o espocar de foguetes. Em seguida, dois jogos em que os quatro times do Silvio se enfrentaram. Entre os muitos amigos, o prefeito de Ritápolis, Higino, foi um dos jogadores.

Sílvio Raimundo Rodrigues: para sempre no coração de todos - Foto: Acervo Pessoal

Sílvio Raimundo Rodrigues: para sempre no coração de todos – Foto: Acervo Pessoal

Para sempre
Silvio foi sepultado em Ritápolis em clima de profunda comoção. Diante de partida tão repentina, a silenciosa indagação: por que? Se não nos é possível entender os desígnios da vida e da morte, seu falecimento traz à tona o homem lapidado por valores raros e a enorme lacuna em todos os círculos nos quais conviveu e colaborou, exemplarmente. Deixa a esposa Rosemary Helaine Rodrigues, os filhos Maicon e Lorrane e a neta Gabrielle, paixões de sua vida.

Tapetes para Nossa Senhora
A passagem para a procissão em honra da padroeira de SJDR, Nossa Senhora do Pilar, ficou mais bonita com os tapetes de rua confeccionados pelo grupo Jovens Unidos na Fé em Cristo da Paróquia do Pilar(Junfec). Com iniciativa do projeto MAS SESI DN do Museu de Arte Sacra em parceria com o Junfec, Associação Amigos de SJDR e Atitude Cultural, Irmandade do Santíssimo, além do imprescindível apoio do artista Wilson do Rio das Mortes, foram feitos vários tapetes em frente à Matriz do Pilar durante o dia 12 de outubro. A ação foi prestigiada pelas presenças do bispo Diocesano Dom Célio e do pároco Geraldo Magela, além de grande público.

Nathália (Junfec), o artista Wilson (Rio das Mortes) e Eliane (MAS AASJDR AC) na confecção dos tapetes em frente à Catedral - Foto: Marcos Luan / Divulgação

Nathália (Junfec), o artista Wilson (Rio das Mortes) e Eliane (MAS AASJDR AC) na confecção dos tapetes em frente à Catedral – Foto: Marcos Luan / Divulgação

LUXO E LIXO
Luxo foi o 2º Festival de Gastronomia Italiana, que, de 12 a 15 de outubro valorizou não só a culinária, mas toda a cultura italiana trazida pelos imigrantes que chegaram a SJDR no início do século XX. O evento atraiu público recorde ao Aeroporto Octávio de Almeida Neves.
Lixo é a intolerância em todas as suas manifestações: no trânsito, nos relacionamentos de trabalho, familiares e, sobretudo, manifestada livremente nas redes sociais.

1 comentário em “Acontece 999

Fim dos comentários