? ‘Criativa’ pretende unir artesãos e designers | Gazeta de São João del-Rei - O Jornal do Campo das Vertentes
SÃO JOÃO DEL-REI, Domingo, 19 de Novembro de 2017  •  Ano XX  •  O Jornal do Campo das Vertentes

‘Criativa’ pretende unir artesãos e designers

Ao longo do ano, diversos eventos fomentam o cenário cultural e movimentam o setor turístico da região do Campo das Vertentes. No Centro Cultural Yves Alves, arte e entretenimento ganharão espaço na 1ª edição da Semana Criativa de Tiradentes (MG), que tem início na próxima quinta-feira, 26, e segue até o domingo, 29. Com entrada gratuita, o evento conta em sua programação com ciclos de palestras, workshops, ações paralelas com foco na área do design, empreendedorismo e arte popular, além de exposições artísticas e exibição do documentário Céu de Querubins, premiado internacionalmente. Entre os objetivos da semana, estão, promover o intercâmbio entre design e artesanato, resgatar tradições, valorizar o design raiz e estimular o empreendedorismo e a economia criativa.

Semana em Tiradentes irá começar na próxima quinta-feira, 26, com o encontro de profissionais e empreendedores - Foto: João Bertholin / Divulgação

Semana em Tiradentes irá começar na próxima quinta-feira, 26, com o encontro de profissionais e empreendedores – Foto: João Bertholin / Divulgação

Programação
Na quinta-feira, às 15h30, a fotógrafa Evelyn Muller e a produtora Zizi Carderari, idealizadoras do projeto Sertões, iniciam o ciclo de palestras, onde irão abordar a temática Nosso jeito de morar: um novo olhar sobre a arte popular e o artesanato. Às 17h30, tem início a palestra Criatividade à Brasileira, que será ministrada por Clotilde Perez, professora titular de Publicidade e Semiótica da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP).

Na sexta-feira,27, às 11h, haverá a palestra Projeto Piracema: Relato de Experiência, com a designer Heloisa Crocco e o artista plástico José Alberto Nemer. Às 14h, o fotógrafo e criador do projeto Life by Lufe, Lufe Gomes, ficará responsável pela palestra Retrato da casa. Às 16h, o proprietário da agência de Comunicação integrada Repense, Otávio Dias levará seus conhecimentos acerca da temática Repense as mídias sociais. Já, às 18h, o designer, Paulo Alves, realizará no auditório do Centro Cultural Yves Alves, a palestra Design com afeto. E fechando as atividades da sexta-feira, às 20h, acontecerá a exibição do documentário Céu de Querubins, seguido pelo bate-papo com os idealizadores, o artista Aécio Sarti, Daniel Sarti e o diretor do filme, Gustavo Massola. O filme obteve destaque em premiações em âmbito nacional e internacional, conquistando em 2014 o título de melhor documentário curta-metragem no Festival de Cinema de Santa Mônica, nos Estados Unidos (EUA) e como melhor roteiro no Festival Nacional de Cinema de Poços de Caldas. O curta traz como temática a arte popular e conta um pouco da história sobre a tradição de artesãs que transformam terra seca em potes de barro.

No sábado, as atividades começam às 11h, quando a redatora-chefe da revista Casa e Jardim, Thais Lauton, ministrará a palestra Tendências do morar. Já às 14h haverá um bate-papo com a participação de artistas e artesãos, quem têm como intuito debater acerca do desenvolvimento de produtos, visando o estímulo de técnicas criativas. Às 16h haverá a palestra Slow design e qualidade de Vida, com Álvaro Guilermo. A última palestra do dia, acontecerá às 18h, quando o arquiteto e apresentador do programa Decora do canal GNT, Maurício Arruda, ministrará a respeito da temática Clientes são mais importantes do que designers.

Acontecerão ainda durante o evento, três exposições, que são elas, Artesãos e Designers, 26 anos da Oficina de Agosto e Projeto Sertões.

Destaques
Uma das atrações do evento é o Agulhaço, que acontecerá no domingo,29, a partir das 11h. A atividade consiste em um encontro em que os apreciadores da arte do tricô, crochê e bordado, irão atuar em conjunto na praça principal da cidade histórica, localizada no Largo das Forras. De acordo uma das organizadoras e ex-diretora de redação da revista Casa Jardim, Simone Quintas, os propósitos são, de atrair para a cidade um público que valorize a arquitetura e os aspectos artísticos, fazer com que os moradores se envolvam e que haja conteúdo para os artesãos da localidade com uma ampla programação, pautada na interação e troca de saberes.

Inscrições
As palestras são gratuitas e possuem vagas limitadas. Para participarem os interessantes devem retirar as senhas no local com uma hora de antecedência. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.semanacriativadetiradentes.com.br ou acessando a página do evento no facebook Fb.com/semanacriativadetiradentes. O Yves Alves está localizado na Rua Direita, nº 168, no Centro Histórico de Tiradentes.