? Mineiros chegam com Trem Ki Voa em SP | Gazeta de São João del-Rei - O Jornal do Campo das Vertentes
SÃO JOÃO DEL-REI, Domingo, 19 de Novembro de 2017  •  Ano XX  •  O Jornal do Campo das Vertentes

Mineiros chegam com Trem Ki Voa em SP

Superando desafios e com o objetivo de ficar entre as 10 primeiras colocadas da competição, a equipe Trem Ki Voa competirá pela SAE Brasil AeroDesign 2017 que acontecerá no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial em São José dos Campos (SP) na próxima semana, de 26 a 29. Levando em torno de 30 integrantes nas duas categorias em que disputa, regular e micro, os conjuntos saem para representar a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e a cidade dos sinos.

Equipe do Trem Ki Voa participa da competição SAE Brasil AeroDesign em São José dos Campos - Foto: Acervo Pessoal

Equipe do Trem Ki Voa participa da competição SAE Brasil AeroDesign em São José dos Campos – Foto: Acervo Pessoal

A equipe regular chega para essa competição após ser a campeã do Torneio de Acesso enquanto a micro vai em busca da manutenção do primeiro lugar conquistado ano passado. Para Gustavo Polcaro Ferreira, capitão da equipe regular há 11 meses, a expectativa está muito alta. “Procuramos desenvolver o máximo que podíamos com os recursos que dispúnhamos. A competição é onde todo nosso esforço vale a pena”, diz.

Resultados
Ferreira coloca, devido ao alto número de participantes interessados, que um sorteio os tirou da competição regular passada, mas que para esse ano o objetivo da equipe é terminar entre os 10 primeiros colocados. “Sabemos que vamos enfrentar equipes muito capacitadas e de renome, mas todo o nosso projeto foi feito pensando em sairmos vitoriosos”, comenta.

Sobre o projeto, o capitão diz que para esse ano eles seguirão com uma proposta um pouco diferente dos outros competidores ao inovarem na estrutura da aeronave. ”Devido a problemas financeiros, optamos pela pesquisa e desenvolvimento de um material alternativo. Conseguimos fazer um composto com balsa e fibra de carbono que diminuiu bastante os custos, mais fácil de ser produzido mesmo assim com boa resistência”, explicou.

A competição
Como informado em seu site oficial, a competição SAE Brasil AeroDesign é composta por três categorias distintas: Regular, Aberta e Micro, com requisitos específicos aplicáveis à cada uma destas.

De maneira geral, a Categoria Regular possui maiores restrições, enquanto as categorias Aberta e Micro dão maior liberdade de projeto às equipes.

Os participantes são desafiados anualmente com novos regulamentos baseados em desafios reais enfrentados pela indústria aeronáutica como por exemplo, otimização multidisciplinar para atendimento de requisitos conflitantes, redução de peso através de otimização estrutural, instrumentação e ensaios em vôo dos protótipos, entre outros.

A avaliação
As avaliações e classificação das equipes são realizadas em duas etapas: Competição de Projeto e Competição de Vôo, onde os projetos são avaliados comparativamente por engenheiros da indústria aeronáutica, com base na concepção e desempenho dos projetos.