? Museu de Tiradentes recebe duas exposições | Gazeta de São João del-Rei - O Jornal do Campo das Vertentes
SÃO JOÃO DEL-REI, Domingo, 19 de Novembro de 2017  •  Ano XX  •  O Jornal do Campo das Vertentes

Museu de Tiradentes recebe duas exposições

O Festival Internacional Artes Vertentes de Tiradentes terminou dia 24 de setembro porém, quase um mês depois, ainda há resquícios do que foi exposto e trabalhado no evento pelo histórico município mineiro. O Museu Casa Padre Toledo está com as exposições A Crença na Liberdade e A Traição das Imagens que dialogam com o acervo do estabelecimento seguindo até o próximo domingo, 29.

Museu Padre Toledo receberá as mostras Traição das Imagens e A Crença na Liberdade - Foto: UFSJ / Diivulgação

Museu Padre Toledo receberá as mostras Traição das Imagens e A Crença na Liberdade – Foto: UFSJ / Diivulgação

Como informado pelo coordenador do setor educativo, Jackson Jardel dos Santos, A Crença na Liberdade faz parte de um projeto desenvolvido por alunos de um bairro tiradentino enquanto A Traição das Imagens terá obras de Nelson Leiner e Cildo Meireles. Santos destaca ainda o estranhamento dos visitantes com as exposições. “Eles assustam por causa dessa conversa pós-moderna com o barroco e o rococó do museu. Nosso feedback tem variado, porém cumprindo com o objetivo de levar a reflexão”, diz.

A Crença na Liberdade
Como informado por Santos, essa exposição é o resultado de um trabalho de crianças de 8 a 12 anos do bairro Alto da Torre que participam de um curso de desenho e pintura oferecido pela ação educativa do Festival Artes Vertentes. “Desde o início do ano eles estão fazendo esse curso e aqui está o resultado de quatro meses de trabalho de alguns alunos”. A ação agrega ainda uma forma de ensino diferenciada. “O professor não acredita nesse sistema formal como elo unicamente capaz de educar, ele acredita na arte como algo que liberta e faz com que as crianças tenham um pensamento crítico”.

A Traição das Imagens
Sobre a outra exposição Santos comenta que também veio em parceria com o festival “a proposta foi de colocar peças que são obras de arte pós-modernas que conversem com o acervo permanente do museu de maioria do século XVII”. Ele coloca ainda que há crítica política sobre isso deixando livre a interpretação do visitante. São cinco obras de Leiner e uma de Meireles.

Ingressos
Os ingressos para apreciar a exposição estão à R$5 a meia entrada para professores, estudantes e pessoas acima de 60 anos e R$10 a inteira. O Museu Casa Padre Toledo está localizado no Centro Histórico de Tiradentes na Rua Padre Toledo, nº 190. Telefone (0**32) 3355-1549. O horário de funcionamento é de terça à sexta-feira, das 10h às 17h, sábado, das 10h às 16h30, e no domingo, das 9h às 15h.