? Reajuste de professores é aprovado na Câmara | Gazeta de São João del-Rei - O Jornal do Campo das Vertentes
SÃO JOÃO DEL-REI, Segunda-feira, 23 de Outubro de 2017  •  Ano XX  •  O Jornal do Campo das Vertentes

Reajuste de professores é aprovado na Câmara

A Câmara de São João del-Rei teve pauta extensa na Sessão Ordinária de terça-feira, 3. Ao todo, foram cinco Projetos de Lei e 25 de Resolução. Dentre todas as propostas apresentadas, a de maior participação dos vereadores foi o Projeto de Lei nº 7.113, que autoriza o Poder Executivo a complementar o Piso Nacional do Magistério aos profissionais da Educação.

Plenário da reunião ordinária da Câmara no dia 3 de outubro - Foto: Site oficial da Câmara de São João del-Rei / Divulgação

Plenário da reunião ordinária da Câmara no dia 3 de outubro – Foto: Site oficial da Câmara de São João del-Rei / Divulgação

Na proposta, a especificação de reajuste é de 1,64%, se somando aos 6% já concedidos em maio de 2017. O vereador Leonardo Henrique de Almeida e Silva (PSDB), o professor Leonardo, frisou que o Governo Federal é quem define o reajuste. “Os professores têm reajuste de acordo com Lei Federal que determinou um aumento de 7,64% este ano. Como o nosso município já havia concedido 6%, teve que complementar esse reajuste para seguir a Legislação Nacional”. Mesmo posicionamento teve o presidente da Casa, Igor Sandim (PSDB). “Apesar de ser um projeto para igualar ao reajuste federal. Todo projeto que visa melhoria salarial para os professores é louvável”, afirma.

O vereador Altamir Zanetti (DEM) destacou que investir na Educação eleva a qualidade de vida do país. Jorge Hannas Salim Júnior (PDT) concordou com Zanetti e destacou ainda que um país desenvolvido é aquele que investe no setor.

Os demais vereadores presentes à reunião também concordaram, reafirmaram sobre a necessidade de maior atenção na área e que qualquer aumento, por menor que seja, é importante para uma classe tão desvalorizada.

A lei são-joanense foi aprovada em primeiro turno por unanimidade. Outra iniciativa apresentada pela Mesa Diretora da Casa foi a que dispõe sobre a apreciação de contas do Poder Executivo Municipal referente ao exercício financeiro do ano de 2014. O documento também teve aprovação unânime em primeiro turno.

Além do reajuste, outro projeto que envolve a Educação foi o de implantação de um Programa Municipal de Educação Financeira no Município de São João del-Rei.

De autoria do professor Leonardo, a proposta teve aprovação unânime em segundo turno. As outras duas leis foram apresentadas pelo Executivo e a que se refere à regulamentação dos serviços da Unidade de Pronto Atendimento foi retirada de pauta. Já a outra, que propõe parceria do município com entidades sem fins lucrativos que proporcionam atendimento na Educação Infantil para crianças até 4 anos, teve votação favorável unânime em segundo turno.

Os demais projetos foram um de Denominação de Rua, oito com Diplomas de Cidadão Honorário e 16 de Honra ao Mérito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *