? Semana de Teatro irá discutir novos conceitos | Gazeta de São João del-Rei - O Jornal do Campo das Vertentes
SÃO JOÃO DEL-REI, Domingo, 19 de Novembro de 2017  •  Ano XX  •  O Jornal do Campo das Vertentes

Semana de Teatro irá discutir novos conceitos

Com o objetivo de sugerir e discutir novos conceitos e demandas dentro do teatro e educação, acontece de 23 a 27 de outubro o I Seminário de Educação Teatral – Trocas e Propostas. A semana conta ainda com o pré-evento que incluí programação para hoje, 21, e amanhã, 22. Serão conferências, workshops, comunicações e espetáculos que reunirão pessoas e ações que convergem com a temática.

Cia Maldita estará na sala preta do CTan, hoje e amanhã, com o espetáculo Maxilar Viril - Foto: Bruna Rosa / Divulgação

Cia Maldita estará na sala preta do CTan, hoje e amanhã, com o espetáculo Maxilar Viril – Foto: Bruna Rosa / Divulgação

André Luiz Lopes Magela, um dos organizadores do evento juntamente com Marcelo Rocco, descreve ainda a relação entre o teatro e a educação como o cerne da graduação na busca da construção de uma sociedade melhor. “Tentaremos discutir o atual momento da educação detectando os problemas, rascunhando possíveis soluções, caminhos ou alternativas para dar conta das demandas. Tudo acontecerá de uma maneira mais livre e informal, diferente da encontrada nos artigos”, diz.

Os conferencistas
Magela aponta que virão para São João del-Rei conferencistas de todo o país e que são pessoas renomadas do meio que têm trabalhado na produção de conteúdo que envolve teatro e educação. São eles: Adilson Siqueira, Adriana Schneideralcure, Amaury Borges, André Magela, Arão Paramaguá de Santana, Carmela Soares, Cláudio Guilarduci, Elba Rocha, José Tonezzi, Juliana Monteiro, Lenine Martins, Maldita Cia de Investigação Teatral, Marcelo Rocco, Maria Lúcia Pupo, Marina Henriques, Mônica Ribeiro, Vera Bertoni Dos Santos e Virginia Kastrup.

Magela acredita também que os conferencistas têm muito a agregar para os alunos. “O fato dos estudantes estarem em contato com esses convidados, interagindo ao ouvir e também fazendo perguntas, propondo o debate, conversando é algo muito importante”, diz.

Programação
A programação conta com nove workshops, uma aula aberta, um fórum, quatro comunicações, uma sessão de trabalho aberto, quatro conferências e espetáculos todos os dias para finalizarem as ações do dia.

Hoje, 21, acontece na sala preta do Campus Tancredo Neves (CTan), às 20h, o espetáculo Maxilar Viril pela Cia Maldita trazendo para a amanhã, 22, a mesma encenação no mesmo horário e local.

Segunda, 23, espetáculo Quintal do Grupo Casa Aberta, às 21h30, na sala preta trazendo no mesmo local na terça, 24, Jardim das Cerejeiras, às 21h30. Na quarta-feira, 25, é a vez da encenação Olhos D’Água na sala preta às 21h30. O bosque Dom Bosco será palco do espetáculo Soft Porn na quinta, 26, e sexta, 27, às 22h30.

A programação completa pode ser acessada pelo endereço eletrônico: http://seminarioeduteatral.blogspot.com.br/p/programacao.html

Inscrições
Toda a programação do evento é aberta ao público. Magela aponta para as comunicações possuírem caráter mais restrito devido compreender a parte acadêmica de pesquisas e trabalhos. As conferencias são abertas aos interessados, basta estarem presentes ao prédio do Teatro no CTan. As oficinas requerem inscrições prévias que podem ser feitas pelo email seminarioeduteatral@ufsj.edu.br sendo necessário colocar no assunto “Inscrição I Seminário Nacional de Educação Teatral” com os seguintes dados: nome completo, RG, telefone, universidade/instituição e formação. Para assistir aos espetáculos, será entregue senhas no local.