? Diabetes é tema de semana de associação | Gazeta de São João del-Rei - O Jornal do Campo das Vertentes
SÃO JOÃO DEL-REI, Domingo, 19 de Novembro de 2017  •  Ano XX  •  O Jornal do Campo das Vertentes

Diabetes é tema de semana de associação

A Associação dos Portadores de Diabetes (APD), de São João del-Rei integra de hoje, 11, até a próxima sexta-feira, 17, a Campanha Nacional Gratuita em Diabetes realizada para lembrar o Dia Mundial da doença, 14 de novembro.

Hereditariedade, obesidade, má alimentação e estresse são alguns dos motivos mais comuns para o desenvolvimento da diabetes - Foto: www.dicassobresaude.com / Divulgação

Hereditariedade, obesidade, má alimentação e estresse são alguns dos motivos mais comuns para o desenvolvimento da diabetes – Foto: www.dicassobresaude.com / Divulgação

A programação hoje começa com uma Caminhada pela Atenção à Diabetes com saída previstas para às 9h da Praça do Coreto. O grupo irá caminhar até a sede da APD na Rua Alfredo Luis Ratton onde acontecerá uma rua de lazer no mesmo dia a partir das 10h.

Ainda na sede da associação, porém na segunda-feira, 13, está agendado, a partir das 8h, a realização de exames de avaliação de glicemia e corporal com balança de bioimpedância em diabéticos. À noite, a programação acontecerá no Centro Cultural Yves Alves, em Tiradentes, com a presença de presidentes das APDs da região.

Na terça-feira, 14, a manhã será com aferição de glicemia com as crianças do 4º ano da Escola Municipal Bom Pastor. No período da tarde, acontecerão palestra sobre verdades e mitos sobre alimentação e diabetes e pronunciamento sobre a doença na Tribuna livre da Câmara. A abertura oficial da semana será na sede da associação a partir das 17h30, a noite está previsto no mesmo local uma oficina de alimentação.

A programação dá uma pausa no feriado quarta-feira e retoma suas atividades na quinta e sexta-feira com rodas de conversas, confraternização e distribuição de medicamentos e insumos. Ainda na programação consta entrevistas em rádios locais.

A associação realizará ainda no próximo dia 28 uma oficina com a nutricionista Amanda Rezende e nos meses de novembro e dezembro desenvolverá um trabalho de conscientização sobre a doença nas escolas Bom Pastor e Tomé Portes del Rei. A APD também atuará com o programa Saúde na Escola: Prevenção à Diabetes.