? Editorial: Humanos e robôs | Gazeta de São João del-Rei - O Jornal do Campo das Vertentes
SÃO JOÃO DEL-REI, Domingo, 19 de Novembro de 2017  •  Ano XX  •  O Jornal do Campo das Vertentes

Editorial: Humanos e robôs

Muita coisa separa os primeiros protótipos robóticos dos anos 50, no século passado, dos modelos desenvolvidos atualmente, no século XXI. E não estamos falando apenas de várias décadas e seus contextos históricos.

Se a princípio havia certo receio em torno desses aparatos e o tabu da “excessiva substituição humana”, hoje sobressai o olhar de complementação “necessária” sobre tais mecanismos, além do reconhecimento absoluto de que, por trás dos antes assustadores sistemas, há cérebros e mãos humanas.

Não se pode negligenciar, também, a questão do espaço. Em meados do século XX, a robótica ainda se assimilava à realização do que antes seria “ficção científica” e se restringia a grandes laboratórios ou oficinas pouco acessíveis, quase á parte da sociedade comum – a quem cabia apenas o espanto pelo “admirável mundo novo” sendo construído ali.

Nesta semana, a Gazeta traz matéria sobre uma iniciativa que definitivamente comprova essa mudança. Um torneio promovido pelo Senai envolvendo escolas são-joanenses e alunos entre o 6º e o 9º ano do Ensino Fundamental mostra que lugar de tecnologia, grandes ideias e futuro é mesmo na escola; que mentes brilhantes podem estar em todos os lugares; e que com o incentivo certo seremos nós os criadores de algo que máquina alguma consegue realizar: a motivação. Boa leitura.