? CNH eletrônica já está disponível | Gazeta de São João del-Rei - O Jornal do Campo das Vertentes
SÃO JOÃO DEL-REI, Quinta-feira, 16 de Agosto de 2018  •  Ano XXI  •  O Jornal do Campo das Vertentes

CNH eletrônica já está disponível

A partir desse mês um novo formato do documento de habilitação estará disponível, já que em meados de 2017 o Conselho Nacional de Trânsito (contran) aprovou a Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e) proposta pelo Ministro das Cidades, Bruno Araújo. A nova versão da carteira é opcional e sua apresentação será feita através de um aplicativo de celular e terá o mesmo valor do documento impresso.

Código CNH-e fica arquivado em aplicativo CNH Digital - Foto: Camosin / divulgacão

Código CNH-e fica arquivado em aplicativo CNH Digital – Foto: Camosin / divulgacão

Segundo Flávio Wilson Dutra, policial civil e um dos responsáveis pelo departamento de trânsito (Detran) a CNH-e é uma opção para trazer facilidades para os condutores dos veículos, bem como para os agentes de trânsito. “Se o motorista esquecer o documento físico em casa pode mostrar o digital e tem o mesmo valor. Nesse caso não será autuado por estar sem documento”, exemplifica o policial.
Perguntando sobre a versão eletrônica passar a ser obrigatória, ele conta que não recebeu informações a esse respeito e que até então o cadastro é opcional e gratuito.

CNH-e

A habilitação digital armazena todas as informações da Carteira Nacional de Habilitação impressa e garante a autenticidade do documento. Ela só pode ser gerada para os condutores que possuem a última versão da impressa, que conta com um QR Code, portanto, os motoristas que possuírem a versão anterior e quiserem a CNH digital devem solicitar a segunda via ou fazer a renovação da carteira física.
A nova modalidade tem a mesma validade do documento impresso e é acessada por um aplicativo de celular baixado gratuitamente e acessado de forma offline, sem necessidade de conexão com a internet.
Apesar da versão impressa continuar sendo emitida, os condutores poderão dirigir portando apenas a CNH digital, mas devem estar atentos ao funcionamento do smartphone, já que em caso de falta de carga ou outros impeditivos de fiscalização, será considerado que a pessoa está conduzindo sem portar habilitação e portanto será autuada.

“Facilita a nossa vida e dá uma segurança a mais para quando esquecemos o documento em casa, né? Hoje em dia quase ninguém sai sem celular, então é quase certo que todos que optarem pela versão digital estarão sempre portando o documento”, diz Wellinton Carvalho, cidadão São Joanense.

Cadastro

O condutor deverá se cadastrar no site do Denatran: portalservicos.denatran.serpro.gov.br/#/cadastro e após finalizar a primeira etapa, um link de ativação será enviado para o e-mail cadastrado, e deverá ser acessado e confirmado. Ao clicar no link de ativação enviado por e-mail, a página do site do Denatran abrirá para que o usuário faça o login com CPF e senha. Na tela inicial clique em “Ativar Cadastro”. Um código será enviado por e-mail e o usuário deverá usar esse código na primeira vez que acessar o aplicativo CNH digital no celular. Em seguida, o usuário também deverá cadastrar o código PIN de quatro números escolhidos pelo condutor. Depois desse registro, a CNH-e poderá ser visualizada no aplicativo. O aplicativo pode ser baixado pela Google Play Store ou pela App Store, dependendo do sistema operacional do celular.

Para os usuários que não possuem a última versão da carteira impressa o cadastro exige outras etapas presenciais que podem ser vistas no site: www.detran.mg.gov.br. Outras dúvidas e informações podem ser conferidas também no site do detran.