? Via Sacra é tradição nessa época do ano | Gazeta de São João del-Rei - O Jornal do Campo das Vertentes
SÃO JOÃO DEL-REI, Quarta-feira, 26 de Setembro de 2018  •  Ano XXI  •  O Jornal do Campo das Vertentes

Via Sacra é tradição nessa época do ano

As celebrações que antecedem a Semana Santa, em várias paróquias da região são marcadas pelas vias-sacras, Solenidade de Passos, Setenários e missas. Na histórica Tiradentes celebrações religiosas acontecerão até o dia 1° de abril, data na qual será comemorado o domingo de Páscoa e a ressureição de Cristo.

Semana Santa em Tiradentes tem programação até dia 1º de abril - Foto: Reprodução You Tube / Divulgação

Semana Santa em Tiradentes tem programação até dia 1º de abril – Foto: Reprodução You Tube / Divulgação

Programação
A Via Sacra é um antigo costume da tradição católica que foi criado na Idade Média. A prática consiste em uma caminhada que é realizada com o intuito de relembrar alguns momentos da Paixão de Cristo. Nas comunidades da Caixa D’água e do Elvas, as Via Sacras acontecem nas sextas-feiras, às 19h e às 19h30, respectivamente. Já em Vitoriano Veloso, nas quartas-feiras, às 5h, e nas sextas-feiras, às 19h. Na Várzea de Baixo, os fiéis poderão participar da ação nas segundas e quartas-feiras, às 19h. Já na comunidade do Banquinho, as atividades irão acontecer nas quartas-feiras, às 19h.

Já o Setenário das Dores será realizado na Igreja de São João Evangelista. Durante essa semana, as atividades acontecerão entre a próxima quarta-feira, 14, e a sexta-feira, 16, principiando com a missa às 19h. O costume tem como objetivo relembrar as principais dores que Maria sofreu com a paixão, morte e sepultamento de Jesus. A Semana Santa em 2018 se estenderá até o dia 1º de abril.