? Casa de recuperação irá celebrar dois anos | Gazeta de São João del-Rei - O Jornal do Campo das Vertentes
SÃO JOÃO DEL-REI, Quarta-feira, 19 de Dezembro de 2018  •  Ano XXI  •  O Jornal do Campo das Vertentes

Casa de recuperação irá celebrar dois anos

Ajudar as pessoas a superarem a dependência química e a voltarem ao convívio familiar e social. Esse é o propósito da Casa de Recuperação Padre Pedro Teixeira, projeto criado pela Cáritas Diocesana, e está comemorando neste final de semana dois anos de funcionamento em São João del- Rei.

Casa Padre Pedro Teixeira foi inaugurada em 2016 - Foto: Lucas Silveira / Diocese de São João del-Rei / Divulgação

Casa Padre Pedro Teixeira foi inaugurada em 2016 – Foto: Lucas Silveira / Diocese de São João del-Rei / Divulgação

De acordo com o presidente da Cáritas, Fábio da Silva, a instituição é voltada para receber apenas homens e entre todas as atividades, realizam a recuperação com base nos princípios dos Alcóolicos Anônimos. “A partir dos doze passos do A.A, a Casa faz com eles uma programação dos cinco primeiros passos. Eles têm também atividades de laborterapia e grupos de oração”, explica.

O presidente ainda faz um balanço positivo da Casa de Recuperação, durante estes 24 meses de funcionamento, segundo ele, já procuraram por ajuda mais de 2 mil pessoas e atualmente 16 estão em processo de recuperação. “Nós recebemos pessoas, que hoje já voltaram para o trabalho, para suas famílias. Além disso realizamos trabalhos com os parentes próximos ao recuperando. Então isso é muito positivo, a gente vê através destes trabalhos que conseguimos recuperar a vida da pessoa”.

Programação
As festividades da Casa de Recuperação Padre Pedro Teixeira, iniciam hoje, 14, a partir das 9h com uma missa na intenção de todos os colaboradores da Casa. Às 10h, haverá uma apresentação do coral da APAC e às 10:30 tem início um leilão de prendas. Já às 12h acontece um almoço, na própria instituição.

Amanhã, 15, a partir das 10h acontece uma apresentação musical da Banda do Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos. Às 11h será celebrada uma missa em ação de graças aos dois anos da Casa, ao final, acontece um leilão de gados a almoço.

Fábio da Silva ainda lembra que será feita uma homenagem ao bispo dom Célio de Oliveira Goulart, que morreu em janeiro deste ano. “Nós temos que agradecer ao nosso bispo dom Célio, porque tudo aconteceu graças a ele. Foi sempre presente e sempre fez questão que a Casa funcionasse e bem”, finaliza.

Interessados
A casa tem capacidade para receber 16 pessoas ao mesmo tempo, e qualquer homem com mais de 18 anos pode se submeter à internação. O interessado deve ir até a instituição na companhia de um responsável, se inscrever e receber as orientações quanto ao funcionamento, os exames e o laudo médico.

Ele passará entre 70 e 90 dias internado e, aos sábados, há trabalhos com os familiares. A Casa de Recuperação Padre Pedro Teixeira está localizada as margens da rodovia Br 494, entre São João del- Rei e Ritápolis.