? Editorial: Pilares da prosperidade | Gazeta de São João del-Rei - O Jornal do Campo das Vertentes
SÃO JOÃO DEL-REI, Segunda-feira, 21 de Maio de 2018  •  Ano XX  •  O Jornal do Campo das Vertentes

Editorial: Pilares da prosperidade

Para que uma sociedade se desenvolva de forma saudável ao menos três pilares devem ser respeitados e tratados com seriedade pelos governantes, bem como cobrados pela sociedade, que deve, é lógico, fazer também seu “dever de casa”. São eles: educação, segurança e saúde. Viver em um lugar onde a educação pública e de qualidade é garantida já é meio caminho andado para os outros dois fatores. Uma boa educação, tanto a dada em casa quanto a ensinada nas escolas e universidades, garante que o cidadão desenvolva seu caráter e que tenha conhecimento para prosperar na vida. É preciso que o país, estados e múnicipios formem cidadãos de bem para que a sociedade evolua.

O Segundo tópico, não menos importante, trata sobre segurança. Uma sociedade segura, com baixo índice de criminalidade, prospera e gera riquezas a partir dos próprios cidadãos trabalhadores. Como medida emergencial para sanar os problemas de segurança, talvez seja mesmo necessário reforçar os órgãos de segurança pública, mas como medida definitiva a atenção volta-se mais uma vez para a educação de qualidade que dá boas oportunidades a todos.

O terceiro e não menos importante pilar é a saúde. Melhorar a saúde pública é dar a todas as pessoas dignidade e direito à vida. Medidas como a implementação do Centro de Especialidades Médicas em SJDR, tocam justamente nesse ponto. O aumento de profissionais e áreas de atendimento, menos demora na espera de vagas para consultas e procedimentos, ou até mesmo no tempo de espera nas filas, demonstra que o governo se importa e que está, de fato, cumprindo seu dever de proteger quem ele governa. Garantir os direitos básicos é o mínimo para que se tenha uma sociedade mais justa, bem desenvolvida e harmônica.