? OAB realiza projetos para fomentar a cidadania | Gazeta de São João del-Rei - O Jornal do Campo das Vertentes
SÃO JOÃO DEL-REI, Segunda-feira, 21 de Maio de 2018  •  Ano XX  •  O Jornal do Campo das Vertentes

OAB realiza projetos para fomentar a cidadania

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), de São João del-Rei, quer participar da cidadania e da formação das pessoas. A afirmação foi da presidente em exercício da 37ª Subseção da instituição na cidade, Letícia Uebe Braga.

A OAB vai à Praça aconteceu no dia 1º de Maio no clube Social - Foto: Gazeta

A OAB vai à Praça aconteceu no dia 1º de Maio no clube Social – Foto: Gazeta

Com esse intuito, a OAB realizou nos últimos dias duas ações. Uma delas ocorreu no Dia do Trabalhador, 1º de maio, com o projeto A OAB vai à Praça. No dia, cerca de 30 advogados atenderam as pessoas que participavam de um evento promovido pela União Sindical no clube Social.

“A avaliação que fazemos desse primeiro evento é muito boa. As pessoas estão procurando a gente e os advogados presentes estão muito envolvidos com esse atendimento. A minha expectativa foi superada porque a procura foi maior e a adesão dos advogados também foi excelente”, afirma Letícia.

O trabalhador Clemerson Welington Jefferson Santos foi uma das pessoas atendidas e aproveitou para tirar suas dúvidas. “É uma inciativa muito positiva. No meu caso específico queria saber mais sobre direitos trabalhistas. Como a lei muda muito eu, antes de reivindicar meus direitos, preciso me informar e esclarecer minhas dúvidas para ganhar o que tenho de direito. Foi muito bom”.

A presidente lembra também que foi criado um projeto denominado Direito na Escola. “É a participação da OAB dentro das escolas municipais e estaduais da cidade. O objetivo dessa inciativa é levar ao conhecimento dos alunos do 5º ao 8º ano sobre direitos como os constitucionais, do trabalho e previdenciário. O intuito é que os alunos tenham sua formação desde essa fase. E é exatamente nesse momento que começa a formação do cidadão”, diz Letícia.

Segundo a presidente, esses projetos trabalham a questão da OAB cidadã que participa, junto com a sociedade. “É a aproximação da instituição com a população da cidade. É participar da cidadania e da formação das pessoas”, finaliza.