? Quinteto da região ganha desafio de corrida | Gazeta de São João del-Rei - O Jornal do Campo das Vertentes
SÃO JOÃO DEL-REI, Segunda-feira, 16 de Julho de 2018  •  Ano XX  •  O Jornal do Campo das Vertentes

Quinteto da região ganha desafio de corrida

As corridas, estão ganhando cada vez mais espaço na vida das pessoas, seja por hobby ou profissionalmente. Prova disso, é que no último final de semana, cinco atletas da região chegaram ao pódio em uma competição acirrada na histórica Ouro Preto, entre o quinteto, estavam dois são-joanenses.

Os Montanheiros das Vertentes correram em Ouro Preto no último sábado, 5 de maio - Foto: SBR Fotografia / Divulgação

Os Montanheiros das Vertentes correram em Ouro Preto no último sábado, 5 de maio – Foto: SBR Fotografia / Divulgação

Trata-se do Circuito desafio extremo Estrada Real- etapa Uaimii Ouro Preto, que aconteceu no último dia 5. Ela é composta por corridas trail run e mountain bike, e são recheadas de desafios em meio ao Parque de Uaimii. No trajeto de 106km, a equipe que subiu ao topo mais alto do pódio foi o Quinteto Montanheiros das Vertentes, composto por atletas de cidades do Campo das Vertentes, entre eles os são-joanenses: José Luiz de Almeida e João Francisco da Silva.

José Luiz conta que a corrida o exigiu um bom preparo físico para as subidas acentuadas. “Os treinos foram feitos aqui na região, aproveitando as Serras do Lenheiro e de São José. Essa foi a primeira vez que participei e já estava esperando um percurso muito difícil, mas não imaginava que seria muita subida e o calor também foi outro desafio”. Já João Francisco, neste último final de semana se tornou bicampeão da prova, no entanto ele diz ter ficado surpreso com o percurso. “Eu participei em 2016 com uma outra equipe, nesse ano nós montamos o Quinteto e consagramos campeões. Todo ano eles mudam o trajeto e, dessa vez ele foi mais pesado. Tinha muito morro e trilhas, foi preciso fazer uma preparação ainda maior”, conta.

Os outros competidores são Wanderson Nascimento, da cidade de Barroso; José Antônio da Silva Resende e Luiz Nei Resende, ambos da cidade de Resende Costa. Wanderson explica que esta é a primeira vez que os atletas competem juntos. “Juntamos cinco corredores fortes da região, somos amigos e nos conhecemos há bastante tempo. Foi a primeira vez que competimos juntos, em uma prova de revezamento. Elaboramos uma estratégia para nossa equipe de acordo com perfil de cada atleta”, afirma.

Os resende-costenses destacam a importância da união da equipe durante as oito horas e meia de prova. “É a primeira vez que faço uma corrida em equipe. Para mim foi diferente, mas muito bacana ver a nossa união e foi o que fez toda a diferença no final”, ressalta José Antônio. Para Luiz Nei, esta foi a segunda vez que participou da corrida em equipe, no entanto com o Quinteto também foi a primeira vez. “Com a experiência que já tinha, propus aos outros corredores de montarmos o grupo para esse ano. Uma equipe com corredores bem fortes e já com destaques aqui na região. A prova estava muito difícil, mas a gente fez um trabalho muito bacana de equipe, o que fez com que liderássemos do começo até o fim da prova”, conclui.